Trilhas

Publicado em junho 25th, 2015 | por Rafael Avila

1

Guia Completo para a Chapada dos Veadeiros

Esse vai ser um post mais genérico sobre a Chapada dos Veadeiros. Vou falar sobre um pouco de tudo que rola por lá, desde as cachoeiras e atividades radicais que você pode fazer até as cidades que são mais próximas e onde comer por lá.

Nos próximos posts vou falar especificamente de algumas cachoeiras e dos macetes que eu pesquei quando fui pra lá. Só pra resumir, o lugar é incrível e se você está pensando em ir pra lá ou está com a viagem marcada, vale a pena dar uma lida no post até o final! Se não estiver nem pensando em ir pra a Chapada dos Veadeiros, dê uma olhada nas fotos que você vai mudar de opinião 🙂

Onde fica a Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros fica no norte do estado de Goiás. Para quem sai de Brasília são cerca de 220km de distância até chegar em Alto Paraíso de Goiás (que como você pode ver no mapa abaixo, é a cidade mais perto do nosso distrito federal).

Chapada dos Veadeiros - Mapa das Cachoeiras

É uma viagem muito tranquila para se fazer de carro. Você só pega “retão” e a qualidade da estrada é muito boa. Só quando você chega um pouco mais perto de Alto Paraíso que passa por uns trechos mais zuados sem muita sinalização, mas que ainda assim não tem buraco e dá para dirigir sem problemas.

Onde Ficar na Chapada dos Veadeiros

Só para você ter uma ideia, a Chapada dos Veadeiros tem cerca de 65.000 hectares de área e você consegue chegar em suas cachoeiras e beleza natural de 5 municípios de Goiás. As principais cidades onde ficar na Chapada dos Veadeiros são:

  • Alto Paraíso de Goiás
  • São Jorge
  • Cavalcante

Na minha opinião, Alto Paraíso é uma excelente opção, fica bem centralizada e dela você consegue ir para Cavalcante, para as cachoeiras em São Jorge e para todas as outras principais. De toda forma, tem bastante gente que eu conheço que preferiu o povoado de São Jorge, por ser mais “rústico” e ter um clima legal.

Vale a pena dar uma olhada em fotos dos 2 lugares, procurar uma pousada bacana com um preço legal e decidir, com certeza as duas opções serão boas e ficam relativamente perto uma da outra (36 km). Só Cavalcante mesmo que é um pouco mais afastado dos principais atrativos que eu conheci (com exceção da Cachoeira de Santa Bárbara).

O que Fazer na Chapada dos Veadeiros

Cachoeiras da Chapada

Só para você saber, são algumas centenas de cachoeiras por lá e, se você estava pensando em conhecer todas em uma única viagem vai ter que repensar. A não ser que seja uma viagem só de ida e você passe a morar por lá (conheci um dono de restaurante carioca que fez exatamente isso).

Vou listar as cachoeiras que eu mais gostei e que visitei:

  • Cacheira Santa Bárbara

Chapada dos Veadeiros - Cachoeira Santa Bárbara

Essa é imperdível e você precisa conhecer! Pode ter gente que fale que é longe (porque Cavalcante é longe mesmo), mas não importa, é o tipo de cachoeira que você não vê em qualquer lugar. A água é cristalina, azul que nem na foto, enfim, vai por mim, vai pra lá se estiver pela Chapada dos Veadeiros.

  • Cachoeira da Capivara

Chapada dos Veadeiros - Cachoeira da Capivara

 

Essa é um plus para quem foi na cachoeira Santa Bárbara. Fico do lado e vale a pena conhecer ou antes ou depois de visitar uma das mais bonitas cachoeiras do Brasil.

  • Cachoeira Poço Encantado

Chapada dos Veadeiros - Cachoeira Poço Encantado

Vou falar mais dela em outro post, mas para resumir, essa daqui só vale a pena ir se você for na cachoeira Santa Bárbara. Ela fica no caminho entre Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante. Então se você sair cedo de Cavalcante para voltar, acho legal passar por ela. O acesso é bem fácil, então não tem mistério.

  • Cachoeira dos Couros

Chapada dos Veadeiros - Cachoeira dos Couros

Eu nunca fui para Foz do Iguaçu, então em se tratando de potência da natureza, esse com certeza foi um dos espetáculos mais belos que eu já vi. Além desse murão de cachoeira, andando a trilha de 3 km você ainda é presenteado com uma cachoeira que apelidaram pela Chapada dos Veadeiros de “Almécegas 1000” pela força que ela tem.

  • Cachoeiras Almécegas I e II

Chapada dos Veadeiros - Cachoeira Almécegas 1

Nadar na piscina da Almécegas I é muito gostoso e para quem acredita em misticismo, é uma energia super positiva. Além dela, você consegue ir na Almécegas 2, que também é bem bacana e propicia uns pontos de pulo interessantes. Essas duas cachoeiras ficam localizadas na Fazenda São Bento.

  • Cachoeira São Bento

Chapada dos Veadeiros - Cachoeira São Bento

Além das Almécegas, você pode nadar nessa piscina de tamanho olímpico.

  • Cachoeira Vale da Lua

Chapada dos Veadeiros - Cachoeira Vale da Lua

Um pouco depois da Fazenda São Bento, ainda no caminho para o povoado de São Jorge, você chega no Vale da Lua. É impressionante como as formações rochosas são diferentes. Quando eu fui era época de chuvas, então nem consegui mergulhar, mas vale a pena mesmo assim.

  • Cachoeira dos Saltos

Chapada dos Veadeiros - Cachoeira dos Saltos

Uma cachoeira de 80m e outra de 120m dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

  • Cachoeira Loquinhas

Chapada dos Veadeiros - Cachoeira Loquinhas

Muita gente adora essa série de cachoeiras pela facilidade de acesso e pela transparência das águas.

  • Outras cachoeiras da Chapada dos Veadeiros
    • Cachoeira do Abismo
    • Cachoeira dos Macacos
    • Cachoeira dos Macaquinhos
    • Cachoeira dos Cristais
    • Cachoeira Raizama
    • Cachoeira Sertão Zen
    • Encontro das Águas
    • Cachoeira Anjos e Arcanjos
    • e muito mais…

Outras atividades para elevar a Adrenalina na Chapada dos Veadeiros

  • Tirolesa na Fazenda São Bento – O Voo do Gavião

Chapada dos Veadeiros - Fazenda São Bento - Tirolesa Voo do Gavião

Para quem curte adrenalina essa é uma das maiores tirolesas do Brasil com 850 metro de extensão e 100m de altura. Ao descer você pode chegar a 55km/h

  • Arvorismo
  • Rafting – Rio Tocantinzinho

Chapada dos Veadeiros - Rafting - Rio Tocantinzinho

Não sei você, mas apesar de não fazer com frequência, eu sou apaixonado por rafting. É divertido, você fica em contato direto com a natureza em uma de suas formas mais selvagens e ainda é um exercício para o corpo. Com tantos rios, não seria difícil de fazer essa atividade. Normalmente o rafting é feito no Rio Tocantinzinho e existem alguns níveis de dficuldade diferentes para praticantes dos mais experiêntes até os iniciantes.

  • Bike
  • Trekking e Travessias

Chapada dos Veadeiros - Trilha dos Cânions

Essa foto em especial é da trilha dos cânions. Além dessa existe uma série de outras atividades pesadas de trilhas e travessias como a das 7 Quedas e a Terra Ronca.

  • Rapel
  • Entre diversas outras atividades de ecoturismo

Pousadas, Hotéis e Restaurantes na Chapada dos Veadeiros

Hotéis e Pousadas:

  • Tapindaré Hotel
  • Também é sempre uma boa opção dar uma olhada no Airbnb

Quando eu fui, fiquei no Tapindaré Hotel, achei o custo benefício bem justo e ele fica bem localizado no centro de Alto Paraíso de Goiás. Cheguei a ver algumas pousadas bem bonitas em São Jorge e nas redondezas, mas acabou que estavam mais caras do que eu gostaria.

  • Pousada Maya
  • Pousada Recanto da Grande Paz
  • Pousada das Cerejeiras (Casa Rosa)

Restaurantes:

  • Restaurante Jambalya

Chapada dos Veadeiros - Alto Paraíso de Goiás - Restaurante Jambalaya

Opção sensacional para quem está a 2. Restaurante a luz de velas, com uma comida maravilhosa e música ao vivo (pelo menos quando eu fui teve, vale a pena conferir se é sempre ou apenas em feriados).

  • Cantinho dos Sabores (Pizzaria gostosa e barata)
  • Peregrino (Restaurante a quilo com preço bom no centro de Alto Paraíso)

Quanto tempo devo ficar

Não existe tempo ideal para ficar na Chapada dos Veadeiros, como eu falei lá no começo, são centenas de cachoeiras. Agora, na minha última viagem eu passei 4 dias (chegando no primeiro dia de noite) e achei pouco. Vou falar um pouco mais disso em um próximo post, mas se eu fosse você colocaria no papel o que pretende visitar e depois iria dividindo os dias, para ter uma noção 100% do que seria possível mesmo dentro do tempo que você tem.

Acredito que de 5 a 6 dias seja um tempo bom para passar lá. Agora, se você tem um feriado e dá para viajar sem gastar férias e quer saber a minha opinião se vale a pena? Com certeza acho que vale, foi o que eu fiz hehehe.

Um pouco de História: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Apesar do espaço existir a muito mais tempo e, com cerca de 10 vezes o tamanho atual, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961. Antes desse ano, o seu nome era Parque Nacional do Tocantins e tinha cerca de 625 mil hectares de área protegida. Por conta de interesses financeiros e políticos se reduziu aos 65.000 hectares atuais.

Em 1972 ocorreu uma dessas diminuições, indo para 172.000 hectares. Para você ter noção, quem fez o pedido foi o Ministério da Agricultura (eu me pergunto se com algum interesse envolvido). O pedido formal contou com essa pérola: “Sugerimos um reexame da aérea na parte da Chapada dos Veadeiros, em vista do problema econômico e social advindo da criação do Parque, sem a devida aquisição de terras. Isso vem acarretando a diminuição das atividades agropecuárias e mineiras, tornando difícil a vida da população rural e a sobrevivência econômica do município de Alto Paraíso, hoje reduzido a área da cidade pelo decreto de criação do Parque.” (Luiz Lima, 2004).

História da Chapada dos Veadeiros

Em 1981, o Parque foi novamente reduzido por conta do Projeto “Agropecuários Alto Paraíso”. Ou seja, sempre que a área de preservação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi reduzida, foi priorizando interesses particulares.

Para finalizar nossa história, mais recentemente em 2001, ele foi reconhecido como Sitio do Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, e teve sua área  ampliada  para 235.000 hectares. Se você estava ficando feliz, esquece, porque o Decreto de Ampliação foi suspenso em 2003 pelo STF, por falhas no processo e consulta pública.

Tags: , , , , , , ,


Sobre o Autor



  • Eduardo Berrocoso

    Top o relato

Voltar ao Topo ↑
  • Fique por Dentro

  • Categorias

  • Agenda de Posts

    setembro 2018
    D S T Q Q S S
    « maio    
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30  
  • Comentários