Trilhas praia do secreto no rio de janeiro - vista para pontal

Publicado em julho 21st, 2016 | por Rafael Avila

7

Praia do Secreto no RJ: onde fica e como chegar

Descubra onde a praia do secreto fica no Rio de Janeiro, como chegar e como ver se a maré está boa para aproveitar essa piscina natural em pleno RJ.

Aviso aos navegantes

Antes de ler o post e descobrir como chegar na praia de secreto, vale entender que ela foi “descoberta” tem uns 2 anos mais ou menos e, de lá pra cá foi divulgada em diversos blogs e canais de comunicação.

Isso fez com que essa piscina natural em pleno Rio de Janeiro tenha sido procurado por uma série de visitantes, fazendo com que na grande maioria das vezes, a experiência por lá não seja de uma paraíso tranquilo e solitário, e sim de uma piscina de clube lotada (principalmente nos finais de semana).

Mas como o post não é para te desanimar, vamos às dicas mais importantes.

O que é e como chegar

Na verdade, a praia do secreto é uma piscina natural (já que não possui faixa de areia) que fica localizada entre a Praia da Macumba e a Prainha e tem mais ou menos 12 metros de extensão por 5 de largura. Esse pequeno espaço é “protegido” do mar pela montanha, uma grande rocha à sua frente e mais uma série de pedregulhos aos lados.

Sua localização faz com que ela suma quando a maré está cheia e vire uma praia (bem pequena) quando está 100% rasa. Além disso, por ficar em um local que não pode ser avistado da estrada, acabou que ficou conhecida como praia do secreto.

Para chegar lá você tem 2 caminhos principais:

  • A partir da Praia da Macumba – você pode seguir pelas rochas até chegar na praia do secreto (tome muito cuidado com a maré e dias de ressaca do mar) ou pela avenida do Estado da Guanabara a pé até chegar na mesma entrada que você deve pegar vindo pelo outro lado.
  • A partir da Prainha – nesse caso, você não precisa nem ter ido até lá, já que pode estacionar no Mirante da Prainha e ir andando por um trilha bem estreita que fica na beira da avenida (te mostro uma imagem dela mais abaixo) até a entrada que eu acabei de mencionar aqui em cima.

Veja abaixo um mapa que deixa bem claro onde ela fica:

praia do secreto no rio de janeiro - mapa

Como eu mostrei, a trilha (bem rápida) tem acesso pela avenida Estrada da Guanabara. Se você está se perguntando como chegar lá, existem algumas (poucas) opções:

  • Carro: Se puder ir dessa forma, eu recomendo muito, já que basta você estacionar no Mirante da Prainha e andar um pouco até a entrada da trilha que dá na praia do secreto. Sem mistério ou problemas. Para isso, basta seguir a orla da Barra da Tijuca até chegar na avenida Estado da Guanabara. Eu já mencionei em outro post, mas vale lembrar que existe limite de entrada de carros, então procure ir cedo aos finais de semana, se não, você vai acabar ficando de fora.
  • Ônibus: Como a praia do secreto fica entre a Prainha e a Praia da Macumba, existem opções levando para a segunda praia. Algumas linhas que podem servir são (nas opções de linha que vão até a Alvorada, se certifique de pegar um segundo ônibus que passe pela estrada do pontal):
    • do Centro – 315, 316, 361 e 2329
    • da Zona Sul – 502, 523 e 524
    • de Vargem Grande – 817A e 823A
    • da Zona Oeste – 854, 855, 877, 882 e 889
    • da Zona Norte – 690, 691 e 614

Resumo e “Trilha”

  • Tempo Médio da Trilha: 5 minutos
  • Trajeto: Mirante da Prainha – Praia do Secreto
  • Dificuldade: Leve (com uma descida íngreme ao final)

Então vamos lá, esse resumo de como chegar vai ser feito levando em conta a hipótese de você ter ido de carro.

Logo depois de estacionar, olhando para o mar, basta caminhar para a esquerda por uma pequena trilha (se é que podemos chamar isso de trilha) na beira da estrada.

praia do secreto no rio de janeiro - caminho para praia do secreto

Andando uns 5 minutos (no máximo) você chega em uma entrada na direita (entre a cerca) que é o caminho para a descida até a piscina natural. Quando você avistar uma placa de perigo – risco de morte é um bom sinal de que você está no caminho certo (hehe). Na imagem abaixo você consegue ver o estacionamento do mirante da prainha ao fundo.

inicio da trilha para a praia do secreto

Apesar da brincadeira a descida é bem íngrime e é importante tomar muito cuidado, um escorregão pode fazer com que você se machuque e, dependendo da maré, pode não ser nem uma boa ideia chegar muito perto por conta das ondas batendo nas pedras.

Tendo dito isso, rapidamente você verá a a descida para a Praia do Secreto em si, essa piscina natural linda em plena cidade do Rio de Janeiro.

praia do secreto no rio de janeiro - maré cheia

Cuidados

Como eu cheguei a mencionar aqui em cima, existem 2 perigos que vale a pena ficar atento para não ter dor de cabeça ou tomar sustos depois:

  1. A descida é íngreme e dependendo das condições pode estar escorregadia, por isso, cuidado!
  2. Quando o mar está forte e a maré cheia é muito perigoso descer até a água.

praia do secreto no rio de janeiro - maré cheia

Macetes do Rafa

Algumas dicas para tornar a sua visita à Praia do Secreto mais legais são:

  • Checar marés – Como eu já te falei ao longo do post, a praia do secreto fica protegida por pedras e isso quer dizer que, quando a maré está muito alta, fica inviável de entrar na água e, quando está muito baixa, todo o espaço é só areia. Para aproveitar o melhor, procure ficar de olho na tábua de Marés.
  • Ver o Nascer ou o Pôr do Sol – Existem muitos lugares em que o nascer ou o pôr do sol no Rio de Janeiro são incríveis e a praia do secreto é mais um deles. Basta ficar encostado na pedra esperando o sol chegar ou dentro da água vendo ele ir embora.

praia do secreto no rio de janeiro - por do sol

A Praia do Secreto não está tão mais secreta assim

A verdade é que o nome praia do secreto já não quer dizer muita coisa. Tem algum tempo que essa praia com jeitinho de piscina natural vem sendo divulgada em vários lugares (inclusive aqui, nesse post) e isso tem feito com que ela fique constantemente lotada.

Por conta disso, se você não é muito fã de muvucas, vale a pena procurar a praia em dias de semana e em horários bem cedo. Digo isso porque é bem comum ela ficar lotada aos finais de semana.

praia do secreto no rio de janeiro - com muitas pessoas

De toda forma, considero a praia do secreto uma excelente opção para quem quer curtir uma praia diferente em pleno Rio de Janeiro.

Tags: , ,


Sobre o Autor



  • Uma Volta e Meia

    Somos do Blog Uma Volta e Meia (www.umavoltaemeia.com), fomos há pouco tempo e seu blog ajudou bastante. Obrigada!

    • Rafael

      De nada pessoal, bom saber que o post foi útil.

      ps – bem bacana o blog de vocês =]

  • Harry W. Branco

    A legenda da foto do “por do sol” esta errada. Na realidade a foto mostra o sol nascendo atras da Pedra do Pontal (direção Leste)

    • Rafael

      Verdade Harry, valeu pela correção!

  • La Cotovie

    Oi, Rafael! Adorei a dica, estou querendo ir na praia faz tempo, e esse lance das marés é crucial.
    Vou tentar ir bem cedinho pra não pegar ela muito cheia!

    Beijos!
    http://www.lacotovie.com

  • Andreia Silva

    Bom dia !
    Adorei a dica, e com certeza irei conhecer essa praia.

Voltar ao Topo ↑
  • Fique por Dentro

  • Categorias

  • Agenda de Posts

    dezembro 2017
    D S T Q Q S S
    « maio    
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  
  • Comentários