Surf Use sites de previsão de ondas e evite mares flat

Publicado em maio 12th, 2015 | por Filippo Ghermandi

0

Os melhores sites de previsão de ondas

Veremos nesse post:

O que influencia na previsão de ondas?

Um dos maiores desafios para quem está começando a surfar, ou praticar outros esportes com prancha, é conseguir decifrar se um pico próximo irá funcionar nos próximos dias ou não. Principalmente para quem mora no Brasil, com nossas praias com fundo de areia e formação de ondas mais irregulares, aprender a fazer uma previsão de ondas confiável pode poupar muito tempo e deslocamento.

Existem diversos fatores que influenciam na qualidade da onda e eu até escrevi um post tentando mostrar isso mais claramente. Os principais são direção e tamanho da ondulação, direção do vento, velocidade do vento, disposição do fundo, maré (baixa, alta), distância entre as ondas na série e período entre as séries.

A maioria desses itens pode ser estudada com certa antecedência, mas ainda não existe uma ciência exata para a previsão de ondas. Você conseguirá prever o potencial das ondas, mas não estará livre de dar um “confere” no pico antes de cair. O objetivo desse post é mostrar sites e apps que tornem essa conferida no pico apenas uma formalidade.

Alguns deles apenas mostram os dados e requerem conhecimento do pico por parte do surfista. Outros, como o Broou Cast, tentam emitir uma opinião automática sobre o pico. Temos alguns artigos interessantes sobre as melhores condições de surf em picos no Rio de Janeiro, Florianópolis, Norte/Nordeste e Sul/Sudeste.

Antes de irmos para os melhores sites de previsão de ondas, é importante entender como cada fator influencia na qualidade, tamanho e frequência das ondas.

Fatores de influência

  • Velocidade do vento – para a prática do surf, o vento fraco, abaixo de 10 nós é o melhor vento. Acima disso, as ondas ficam muito mexidas e dificultam a estabilidade do esporte. Outros esportes, como vela, windsurf e kite surf pedem ventos mais fortes.
  • Direção do vento – os ventos terrais, que sopram da terra para o mar, geralmente são melhores para a prática do surf. Em alguns picos, por causa da proteção de rochas ou montanhas, alguns tipos de vento maral, que sopram do mar para a terra, podem funcionar.
  • Tamanho da ondulação – na maioria dos sites, indica o tamanho das ondas em alto-mar que é consideravelmente maior ao tamanho das ondas quando chegam ao pico. Dependendo da exposição da praia a ser surfada a ondulação de alto-mar, o tamanho das ondas que serão surfadas irá variar.
  • Período da vaga – é o período médio entre a crista de uma onda e a crista da onda seguinte em segundos. Um período muito pequeno, inferior a 10 segundos, indica que a onda estará mais cheia, com menos energia e com tamanho menor do que o indicado na previsão de alto-mar.
  • Direção da vaga ou da ondulação – essa informação é importante, mas a formação de um mar clássico, quando a onda está abrindo alongada para a direita ou para a esquerda, vai depender do pico a ser estudado. Nesse caso, você pode perguntar para os mais experientes “qual a melhor direção do swell para o pico tal?” ou fazer na tentativa e erro “fui no pico tal com ondulação de leste e peguei altas”. As vezes eu abro o Google Earth, aproximo a praia em questão e tento entender as melhores ondulações. Geralmente o swell que vem do mar para a terra perpendicular é o que tem mais intensidade, mas alguma inclinação pode significar uma onda mais aberta.
  • Maré – qual a melhor maré para o surf? Boa pergunta… vai depender da geografia do pico a ser surfado e do seu fundo. Mais uma vez faz-se necessária a experiência, que pode ser adquirida em um exercício de previsão e teste.
  • Fundo – no caso de point-breaks e reef-breaks, o fundo é estático e não influencia. No caso de beach-breaks, o fundo se move e, dependendo do dia, pode apresentar má formação. O problema é que isso é muito difícil de prever. Saiba mais…

Agora que você já aprendeu o mais importante sobre o tema, vamos aos sites e apps que serão os seus novos companheiros. Tentei listar abaixo os 5 melhores sites de previsão de ondas e um aplicativo android e mac ios. Pelo menos, são os que eu uso =)

Existem algumas soluções locais para quem mora no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, litoral paulista, Espírito Santo e Nordeste, mas aqui eu tentei pegar apenas as soluções que vão te ajudar a surfar em qualquer lugar do mundo ou, pelo menos, do Brasil.

1. Wind Guru

Wind guru - um dos melhores sites de previsão de ondas

O Windguru possui não só previsão de ondas, mas todos os boletins necessários para quem pretende surfar, praticar qualquer outro esporte com prancha, ou até mesmo navegar. Eu utilizei apenas a versão free do site, portanto minha análise fica restrita a ela.

O que ele me diz?
– Velocidade do vento
– Direção do vento
– Tamanho da ondulação
– Período da vaga
– Direção predominante da vaga
– Temperatura da água
– Chances de chuva

Onde ele supera as expectativas?
A previsão de cada item é separada em partes do dia e você pode acompanhar a previsão para 10 dias a seguir. Mesmo que a previsão vá mudar quando chegar mais perto, já dá para sentir um cheiro do mar que te espera. Funciona para quase qualquer lugar do mundo.

Onde ele fica devendo?
Não é um site específico para surf (mas sim para windsurf e kitesurf), portanto as vezes peca no excesso de informações. Para usá-lo bem, você precisa ir treinando sua visão e entender o que é relevante e o que não é. Além disso, as vezes é muito difícil verificar uma previsão específica para uma praia ou um pico.
Também não mostra a evolução da maré (cheia, vazia) ao longo do dia.

Para interpretar as tabelas de previsão do Wind Guru, basta acessar a ajuda do site deles.

2. Broou Cast

Brooucast - um dos melhores sites de previsão de ondasBrooucast - um dos melhores sites de previsão de ondas

O Broou Cast é um belo aplicativo para android e iOS. Eles tentam resumir todas as informações sobre o pico pesquisado de forma clara, amigável e com uma interface super fácil de usar. Além disso, por ser mobile, utiliza a sua localização atual para encontrar os picos mais próximos de você, que podem ser escolhidos como favoritos, abrindo toda vez que o app é iniciado.

O que ele me diz?
– Velocidade do vento
– Direção do vento
– Tamanho da ondulação
– Período da vaga
– Direção predominante da vaga
– Temperatura da água
– Condições de tempo
– Maré ao longo do dia
– Horários do Sol nascente e poente

Onde ele supera as expectativas?
Há a vantagem de ser mobile, permitindo o conforto da leitura com a resolução correta do seu celular em qualquer lugar do mundo. Mostra todos os dados separados em horários do dia quando você clica no pico, além de ter a previsão para os próximos 5 dias. Tenta também falar a língua do surfista ao passar a mensagem de como está o pico com frases como “tem surf, bro”, “vale a remada, bro” ou “sei não, bro”. Funciona para quase todos os lugares do mundo e fiquei impressionado também com a quantidade de picos cadastrados na aplicação. No Rio de Janeiro, pelo menos, há até os pontos mais secretos que necessitam de trilhas para acessar o local.

Onde ele fica devendo?
Não há versão desktop.
Como qualquer sistema de previsão de ondas, também há o risco, principalmente em beach-breaks onde pode haver má formação do fundo, dele te falar “vale a remada, bro” e você perceber que não vale quando chegar lá… =)

3. Magic Sea Weed

Magic Sea Weed - um dos melhores sites de previsão de ondas

O Magic Sea Weed é um dos mais completos sites de previsão de ondas. Possui um resumo geral da previsão, informações gerais sobre o pico (melhor vento, melhores swells, fundo, se é beach break ou point break, tamanho de onda), câmeras ao vivo (quando aplicável), mapas de swells e ventos e tabelas diárias de variação de onda, swell primário e secundários e condições climáticas.

O que ele me diz?
– Velocidade do vento
– Direção do vento
– Tamanho da ondulação
– Período da vaga
– Direção da vaga
– Temperatura da água
– Condições de tempo
– Maré ao longo do dia
– Horários do Sol nascente e poente

Onde ele supera as expectativas?
Funciona para quase qualquer lugar do mundo e nível de detalhes que o site te dá sobre o pico que está sendo estudado é incrível. A organização das informações também é bem fácil de entender. As informações nas tabelas são divididas de 3 em 3 horas e além do swell predominante, o site também te informa sobre os swells secundários.

Onde ele fica devendo?
Os textos estáticos não parecem ser muito atualizados, pois até hoje ele pensa que a praia da macumba é um pico sem crowd. Também tive dificuldade de achar todos os pontos mais importantes de surf.

Magic Sea Weed - um dos melhores sites de previsão de ondas

 

4. Brasil Surfline

Brasil Surfline - um dos melhores sites de previsão de ondas

O Surfline.com ou Brasil.Surfline.com é mais um site interessante de previsão de ondas. Não é uma previsão detalhista, pois não possui vários dias, mas funciona bem para quem quer ter uma visão rápida de como um pico está agora.

O que ele me diz?
– Velocidade do vento
– Direção do vento
– Tamanho da ondulação
– Período da vaga
– Direção da vaga
– Temperatura da água
– Condições de tempo
– Maré ao longo do dia
– Horários do Sol nascente e poente

Onde ele supera as expectativas?
Funciona para quase qualquer lugar do mundo, com muitos picos, e mostra os swells primário e secundários separados em 4 horas do dia. As informações de maré são mais detalhadas do que os outros sites e permite que você copie um código rapidamente para criar uma tabela do pico em questão em outro site ou app.

Onde ele fica devendo?
Não há a previsão dos próximos dias e não há nenhuma informação ou tentativa de dizer se as condições apresentadas são boas ou não para aquele pico.

5. Surf Guru

Surf Guru - um dos melhores sites de previsão de ondas

O Surf Guru é um site um pouco mais simples do que os outros citados nessa lista. Ainda assim, pode ajudar quem quer ter uma visão geral de como vão estar as condições numa cidade nos próximos dias.

O que ele me diz?
– Velocidade do vento
– Direção do vento
– Tamanho da ondulação
– Período da vaga
– Direção predominante da vaga
– Condições de tempo
– Maré ao longo do dia

Onde ele supera as expectativas?
Permite visualização por mapas ou tabelas e possui uma visão de bastante dias a frente. Permite a visualização de muitos lugares do mundo.

Onde ele fica devendo?
Não permite que você veja uma previsão específica para um pico, pois se restringe a cidades. Não tenta informar se as condições informadas são boas ou ruins para o surf.

6. Waves Terra

Waves Terra - um dos melhores sites de previsão de ondas

O Waves, do portal Terra, possui mais de 140 picos cadastrados e monitorados no Brasil. Além de possuir todas as informações que precisamos, é atualizado diariamente com textos explicando as condições de surf e fotos do pico. Talvez seja o melhor site para iniciantes.

O que ele me diz?
– Velocidade do vento
– Direção do vento
– Tamanho da ondulação
– Direção da vaga
– Temperatura aproximada da água
– Condições de tempo
– Maré ao longo do dia
– Horários do Sol nascente e poente

Onde ele supera as expectativas?
Por possuir foto do pico atualizada quase diariamente e a opinião dos redatores responsáveis, acaba sendo o de mais fácil interpretação por parte dos iniciantes. Mostra também algumas informações sobre o pico: tamanho predominante e melhores swells e vento. Tem versão mobile.

Onde ele fica devendo?
Não abrange muitos lugares do mundo. Não é muito claro em relação a temperatura da água, pois fala apenas qual roupa é recomendada, mas cada um tem a sua resistência e sabe que roupa prefere usar dependendo da temperatura.

 

E aí, sentiu falta de algum site ou app de previsão de ondas? Comente abaixo e incluiremos!

Tags: , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑
  • Fique por Dentro

  • Categorias

  • Agenda de Posts

    março 2019
    D S T Q Q S S
    « maio    
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  
  • Comentários