Surf Praia da Joaquina, um dos melhores picos de surf de Florianópolis

Publicado em julho 2nd, 2015 | por Filippo Ghermandi

3

Melhores picos de surf de Florianópolis

Quais são os melhores picos de surf de Florianópolis?

Surf em Florianópolis. Quais os melhores picos de surf de florianópolis?

 

Florianópolis possui alguns dos melhores picos de surf do Brasil. O melhor período para surfar na ilha é no inverno quando costumam aparecer os maiores swells, mas a geografia da ilha acaba permitindo que o surf seja possível quase 365 dias por ano. Junto com as belas pessoas que moram ou frequentam a ilha, isso faz de Floripa um dos destinos preferidos de surfistas brasileiros e de fora.

Nesse post eu separei a ilha em 3 regiões – Norte, Leste e Sul – e irei percorrer cada uma delas apresentando os melhores picos de surf de Florianópolis, as características principais de cada um e as condições para que esses picos fiquem clássicos.

Depois de ler esse post, basta entrar em um site de previsão de ondas e escolher o seu pico.

 

Surf na Região Norte de Florianópolis

Melhores picos de surf do norte de Florianópolis

 

De toda a ilha de Floripa, a região norte é o lugar menos indicado para a prática do surf, por causa da baixa frequência de boas ondas. As praias lá são mais famosas por suas belas orlas e pela frequência, como a praia de Jurerê Internacional. Para nós, humildes surfistas, destacam-se 3 praias: Brava, Ingleses e Santinho. No entanto, com muita paciência e sorte, outros picos poderão funcionar.

 

1. Surf na Praia da Lagoinha ou Lambe Lambe

Praia da Lagoinha ou Lambe Lambe em Floripa - as vezes rola surf

O lambe-lambe, ou praia da lagoinha, como o próprio nome diz, na maior parte do ano parece uma lagoa. Mas quando entra um swell de leste, com vento fraco ou terral de sul ou sudoeste, o pico pode apresentar condições épicas formando longas direitas como pode ser visto na foto.

Nos dias épicos, a direita conecta desde o point-break com uma parede longa até quebrar no meio da praia, formando uma onda muito longa que pode ter até 2 metros. Nesses dias, com certeza o lambe-lambe pode ser considerado um dos melhores picos de surf de Florianópolis.

Por ser um point-break muito perto de pedras, não recomendamos para surfistas iniciantes. É um destino muito procurado, especialmente no verão, portanto, apesar da certeza de diversão, prepare-se para o crowd e respeite os locais.

 

2. Surf na Praia Brava

Praia Brava, um dos melhores picos de surf de Florianópolis

A praia brava é um dos picos de surf mais conhecidos e procurados em Floripa. Embora tenha uma onda bem mais curta e forte, funciona com uma frequência bem superior em relação a lagoinha. O acesso pode ser feito diretamente de carro ou ônibus. Esteja preparado para o crowd e treine seu espanhol para se comunicar com os argentinos, principalmente no verão.

As ondas podem chegar a 2,5 metros e quebram para a direita e para a esquerda. É um beach-break com fundo de areia que funciona com vários swells e ventos, mas o que a transforma em um dos melhores picos de surf de Florianópolis são o swell de leste e o vento terral de oeste.

 

3. Surf na Praia dos Ingleses

Praia dos Ingleses, um dos melhores picos de surf de Florianópolis

O formato da praia dos ingleses é parecido com o de uma baía, o que deixa o pico um pouco abaixo dos vizinhos praia brava e praia do santinho em termos de frequência. Ainda assim, é um dos melhores picos de surf de Florianópolis.

É um pico muito bom para surfistas de todas as experiências e tem ondas que podem chegar até 2 metros. Funciona bem com swells de norte, leste e nordeste e com os ventos terrais opostos sul, oeste e sudoeste. O fundo é todo de areia e é uma onda rápida e potente que quebra para a direita e para a esquerda.

 

4. Surf na Praia do Santinho

Praia do Santinho, um dos melhores picos de surf de Florianópolis

A praia do santinho é considerada por muitos um dos melhores lugares para surfar no norte da ilha de Florianópolis. É um beach-break com fundo de areia de fácil acesso de carro com uma caminhada rápida e possui uma onda forte rápida e com boas possibilidades de tubo. O tamanho varia entre 1 e 2 metros e é um pico bastante frequente ao longo do ano.

As ondas funcionam com swells principalmente de sudeste, leste e nordeste e ventos de oeste e noroeste e quebram para a direita e para a esquerda. Em raras condições (vento nordeste e swell de sudeste), produz uma esquerda tubular bastante famosa. Por se tratar de um dos melhores picos de surf de Florianópolis, respeite os locais e esteja pronto para o crowd.

 

Surf na Região Leste de Florianópolis

 

Melhores picos de surf da região leste de Florianópolis

No leste de Floripa a coisa começa a ficar mais interessante para o surf. Lá é onde fica a praia mais extensa da ilha, Moçambique, que é totalmente surfável, e a praia da Joaquina, considerada por muitos um dos melhores picos do Brasil em suas melhores condições.

Além de possuir alguns dos melhores picos de surf de Florianópolis por causa das ondas tubulares perfeitas, esta região também é distante da civilização e possui algumas reservas ecológicas, proporcionando uma bela experiência de contato com a natureza aos surfistas.

 

1. Surf na Praia do Moçambique

A Praia do Moçambique tem alguns do melhores picos de surf de Florianópolis

A praia do moçambique possui a faixa de areia mais extensa dentre as praias de floripa, são 12,5km. Existem 12 pontos de acesso a praia e o melhor é o ponto mais ao norte que pega o canto esquerdo, também conhecido como ponta das aranhas onde forma uma esquerda poderosa com um muro bastante contínuo.

O clima de contato com a natureza também é muito interessante, pois boa parte dessa praia fica dentro do Parque Florestal do Rio Vermelho. Como a praia é extensa e apresenta boas condições de surf em toda a sua extensão, o crowd não fica concentrado no mesmo lugar, portanto é um dos melhores picos de Florianópolis para quem quer surfar em paz.

As ondas perfeitas e tubulares quebram para a direita e para a esquerda ao longo da praia e funcionam bem com quase qualquer swell, principalmente sul, leste e sudeste e ventos terrais noroeste e oeste, principalmente. As ondas podem chegar a 3 metros nos dias de maior ressaca desse beach-break com fundo de areia. O único problema desse pico é a falta de canais de entrada para o outside, portanto vá com disposição para remar.

 

2. Surf na Praia da Barra da Lagoa

Barra da Lagoa, um dos melhores picos de surf de Florianópolis

A barra da lagoa é o canto direito da praia de moçambique. As ondas geralmente não são grandes – em torno de 0,5 a 1 metro – e são muito indicadas para principiantes. O melhor swell para essa onda é o de leste, pois faz ela abrir uma direita para o meio da praia. O vento de sul é bom, pois fica protegido pelas pedras, assim como os ventos oeste e sudoeste que são terrais.

A região é a maior comunidade pesqueira da cidade e possui uma série de bons restaurantes ao redor. É bastante recomendável aquela sessão de surf de manhã, curtindo o visual da natureza emendando com um almoço mais tarde. E, para quem tem gás, mais surf de tarde!

 

3. Surf na Praia da Galheta

Praia da Galheta, um dos melhores picos de surf de Florianópolis

A praia da galheta é um dos melhores picos de surf de Florianópolis, pois além de ter uma onda muito boa, nunca está crowdeado, pois fica em uma reserva afastada da civilização. Para chegar nele, deve-se fazer uma caminhada de cerca de 20 minutos partindo da praia mole. É um local curioso, pois conta com a presença muito forte do movimento naturista, logo, há muitas pessoas nuas.

Três picos diferentes funcionam nessa praia: no lado direito da praia, com direitas nos swells de sul, sudeste e leste e ventos de norte e nordeste; o meio da praia, mais crowdeado com direitas e esquerdas parecidas com as ondas da praia mole; e o canto esquerdo, mais ao norte, com longas esquerdas mais tubulares que funcionam com swell de leste e vento de nordeste. O fundo é de areia e a onda pode chegar a 2,5 metros.

 

4. Surf na Praia Mole

Praia Mole, um dos melhores picos de surf de Florianópolis

Assim como os outros picos do leste de Floripa, a praia mole é um pico de surf muito frequente. É um dos melhores picos de surf de Florianópolis e também um dos mais famosos por suas ondas tubulares que abrem para a direita e para a esquerda. Funciona melhor com swells de sul e leste e vento de norte.

É um beach break com fundo de areia que forma ondas que podem chegar até 3 metros nas maiores ressacas. A praia é bastante frequentada por esportistas, pois possui quadras de futevôlei, mini-ramps e muitas pessoas praticam frescobol na areia. Também é muito comum observar saltos de parapente nos arredores. Não se preocupe com a estrutura, pois o local é acostumado a receber turistas.

 

5. Surf na Praia da Joaquina

Praia da Joaquina, um dos melhores picos de surf de Florianópolis

A praia da Joaquina é com certeza o pico de surf mais famoso de Florianópolis, inclusive sendo a sede de campeonatos importantes como o WCT e o WQS desde a década de 70. A praia é uma parada obrigatória de floripa, pois a natureza ao redor formam uma paisagem alucinante. Nas dunas nos entornos é possível praticar o sandboard.

É um beach-break com fundo de areia que favorece as esquerdas que vem da pedra para o meio da praia muito fortes e tubulares. Funciona melhor com swells de sul e leste e vento terral de noroeste. É um dos picos mais consistentes da ilha, com ondas de até 3 metros nos dias de ressaca. Como todos os beach-breaks, não fica fácil de entrar nos dias grandes, portanto vá com disposição para remar. Respeite o localismo presente.

 

 

Surf na Região Sul de Florianópolis

Melhores picos de surf do sul de Florianópolis

O sul da ilha de Florianópolis também concentra alguns picos interessantes e bastante constantes. Os picos que funcionam com maior frequência são: Morro das Pedras, Matadeiro, Lagoinha do Leste e Naufragados. No entanto, quando entra um swell de sul, a direita de Campeche faz dessa praia um dos melhores picos de surf de Florianópolis.

 

1. Surf na Praia do Campeche

Praia do Campeche, um dos melhores picos de surf de Florianópolis

Campeche não é um pico que funciona com frequência, mas quando um grande swell de sul entra… pode correr para lá que você vai surfar as melhores direitas tubulares da sua vida que, além de fortes e rápidas, terão paredes muito longas de até 2,5 metros de altura, permitindo uma série de manobras. O vento perfeito para funcionar é o terral de noroeste.

Os locais chamam campeche de C-Bay ou Campeche’s Bay em alusão a Jeffrey’s Bay na África do Sul. Quando o pico funciona, todos os surfistas de Santa Catarina estarão lá, portanto chegue cedo e respeite os locais, pois há ondas para todos. Nos dias perfeitos, você consegue mais de um minuto na mesma onda.

 

2. Surf na Praia do Morro das Pedras e na Praia da Armação

Morro das Pedras, um dos melhores picos de surf de Florianópolis

As praias do morro das pedras e da armação são continuidades da praia de campeche. A armação é um beach-break com fundo de areia que funciona apenas de vez em quando. Indicado para todos os surfistas, pois as ondas não passam de 1 metro.  Funciona melhor com swell de nordeste e vento sudoeste.

O morro das pedras é um banco de areia com cara de point-break, pois as ondas começam a quebrar em frente a pedras, não tão perto da praia, como mostra a foto acima, por isso, não é recomendado para iniciantes. As ondas de até 2,5 metros quebram para a direita, principalmente e as melhores condições são swells de leste e sul e ventos de noroeste. Às vezes as ondas fecham muito quando chegam perto da areia, portanto, cuidado. Há um certo localismo na praia também.

 

3. Surf na Praia do Matadeiro

Praia do Matadeiro, um dos melhores picos de surf de Florianópolis

A praia do matadeiro é separada da praia da armação por um rio. Para ter acesso a ela, você deve utilizar a ponte da igreja da armação ou atravessar com água até o joelho mesmo nos dias de maré baixa. As condições de surf compensam o esforço.

O pico em si é muito frequente e quebra uma das melhores esquerdas no canto esquerdo, mas se você não quer ter problemas com locais, surfe perto do canto direito. Esta praia tem um dos localismos mais fortes da ilha. Funciona bem com swells de sudeste e leste nas direitas e noroeste e norte nas esquerdas. Os ventos de sudoeste entram terrais, então são os mais indicados. As ondas podem chegar a 2,5 metros. Apesar de tudo, é um dos melhores picos de surf de Florianópolis.

 

4. Surf na Praia da Lagoinha do Leste

Como chegar na Praia da Lagoinha do Leste

A praia da lagoinha do leste é um paraíso escondido na ilha de Florianópolis. Só é possível chegar lá através de trilhas ou da praia do matadeiro ou da praia pântano do sul. A recompensa, quando o pico funciona, é surfar praticamente sozinho vendo um visual alucinante. É um beach-break muito frequente que funciona melhor com swells de sul e leste e vento noroeste. As ondas são fortes e curtas e podem atingir 2,5 metros quebrando para a esquerda e para a direita.

Escolha bem a sua trilha, pois vindo do pântano do sul, você caminhará 4 km passando por morros e, pelo matadeiro, a trilha tem cerca de 2 horas e também passa por subidas íngremes.

Lagoinha do Leste, um dos melhores picos de surf de Florianópolis

 

5. Surf na Praia dos Naufragados

Praia dos Naufragados, um dos melhores picos de surf de Florianópolis

A praia dos naufragados fica no extremo sul da ilha e é um lugar de difícil acesso, pois fica circundado pela mata do Parque Estadual do Tabuleiro. Para ter acesso a ela, apenas alugando um barco ou fazendo uma trilha de 50 minutos. Não existem opções de hospedagem no local, apenas o camping selvagem. A recompensa é um dos melhores picos de surf de Florianópolis.

O pico funciona melhor com ondulação de sul e sudeste e vento noroeste. É um beach-break que quebra para a direita com ondas longas e de muita qualidade. Não recomendado para iniciantes. Não vá para naufragados sem ter a certeza de que está em forma física. Você vai caminhar quase 1 hora para pegar a onda mais pesada da ilha. Se tiver, leve duas pranchas para não voltar cedo para a casa triste e se for acampar, traga seu lixo de volta.

Tags: , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



  • Dr. Teodoro Toledo

    Santinhos? O nome da praia é Praia do Santinho.

    • Filippo Ghermandi

      Obrigado, Dr. Teodoro. Vou consertar agora as duas informações!

  • Dr. Teodoro Toledo

    Outra informação a ser corrigida, a praia da Lagoinha, no norte da ilha, não é acessada apenas por trilhas. Houve confusão de informações com a lagoinha do leste.

Voltar ao Topo ↑
  • Fique por Dentro

  • Categorias

  • Agenda de Posts

    maio 2019
    D S T Q Q S S
    « maio    
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  
  • Comentários