Longboard slide longboard

Publicado em abril 16th, 2015 | por Gustavo Meirelles

Como escolher um longboard ou skate?

Como escolher um longboard ou skate

Quando vamos comprar alguma coisa é comum a gente ter a dúvida se estamos fazendo a melhor compra. Ao comprar um skate ou longboard não é diferente. Esse post será para ajudar você que quer comprar seu skate ou seu longboard mas ainda não sabe qual se encaixa melhor as suas necessidades e vontades. Com algumas dicas básicas vamos te ajudar em como escolher um longboard ou skate.

A primeira coisa quando pensamos num longboard ou skate tradicional é no shape. É fundamental que essa parte esteja adequada para você. Logo abaixo mostraremos as diferenças entre eles. Além de falarmos sobre trucks e rodas.

Escolhendo o tamanho do shape

A escolha do seu shape passará por dois fatores fundamentais:

1 – A modalidade que você praticará (downhill, slalom, street);

2- Seu peso e sua altura.

Tipos de Shape

Para cada modalidade do longboard e skate temos um tipo específico de shape. Abaixo temos um breve resumo dos principais:

Street

como escolher um longboard

Longboard Street

Para essa modalidade os shapes mais indicados são os grandes, com tail e nose para ajudar a praticar manobras.  Podemos tomar como exemplo a manobra em que o skatista anda só com as rodas da frente ou de trás ou então o dancing. E para essa modalidade o ideal é usar rodas macias, entre 77 e 84A. Downhill

como escolher um longboard

Longboard Downhill Speed

Como o objetivo dessa modalidade é correr muito, onde existem skatistas que chegam até a 120km/h, é preciso ter a maior estabilidade possível. Se você quer um skate ou longboard para esse fim, os shapes indicados geralmente são os rebaixados e com a base dos trucks aparafusadas por cima.

Rodas macias dão mais velocidade, mas também podem te atrapalhar em curvas mais fechadas. O ideal para quem está começando a praticar essa modalidade é não pegar uma tão macia e nem tão dura.

Slalom

O ideal para essa modalidade são os shapes menores e rodas macias, que geram mais velocidade e mais mobilidade. Além disso trucks pequenos e também, claro, de um bom rolamento. Skates e longboards cruiser são muito bons para o Slalom.

Mas e meu peso e a altura? Realmente influenciam em como escolher um longboard? A resposta é sim meu caro.

Peso e Altura x Skate e Longboard

como escolher um longboard

tabela altura x shape longboard

A Monstersports SkateShop montou uma tabela para ajudar quem procura o skate ideal de acordo com a altura. Essas medidas são apenas sugestões e não regras, sendo importante também na hora de comprar, você pedir para experimentar o produto, ver se ele aguenta seu peso sem dobrar muito e se seus pés ficam confortáveis com a distância entre os eixos. O importante é sentir segurança e se sentir confortável com o skate e o longboard.

Ao me perguntar em como escolher um longboard, eu fiz exatamente isso. Pesquisei muito, fui as lojas, questionei cada característica e EXPERIMENTEI os skates e longboards. Isso é muito importante.

Trucks para longboards e skates

O que é truck?

Truck são os eixos do skate onde encaixamos os amortecedores, rolamentos e consequentemente as rodas.

Para escolher o truck ideal para o seu long ou seu skate, o importante é ficar atento em duas coisas: a largura e a altura do truck.

Largura do truck

como escolher um longboard

Tamanho Truck

A largura ideal vai variar de acordo com o shape que você utilizará. A Monster Sports também possui uma tabela dos tamanhos mais comuns:

Altura do truck

Baixo: Bom para rodas pequenas, facilita manobras como o flip e o ollie;

Alto: O truck mais alto é sempre melhor para fazer curvas, já que evita que o shape encoste nas rodas. O lado ruim é a perda da estabilidade. Para informações mais completas e técnicas, o site da própria Monster Sports é bem legal.

Trucks para Longboard se destacam por serem bem mais largos que os trucks dos skates convencionais. Eles possuem também dois tipos diferentes de formato: normais e invertidos.

Os normais são iguais aos trucks comuns de Skate, porém só possuem uma trave maior. Já os invertidos possuem sua trave e conjunto de amortecedores virados ao contrário, o que torna o skate mais estável em altas velocidades e também facilita a realização de curvas, já que eles tem uma facilidade maior de virar para esqueda e direita.

Ainda se perguntando “como escolher um longboard”? Acho que com essas pequenas dicas você já consegue comprar ou seu skate convencional ou seu longboard, certo? Se tiver alguma dúvida é só deixar um comentário que a gente responde.

Enquanto isso dá uma olhadinha nos nossos outros posts. 😉

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑
  • Fique por Dentro

  • Categorias

  • Agenda de Posts

    janeiro 2019
    D S T Q Q S S
    « maio    
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031  
  • Comentários