As 6 Principais Manobras de Surf

À primeira vista, o repertório possível de manobras de surf não parece ser tão vasto. Rasgada, Cut-Back, Tubo, Floater, Aéreo e Batida. Pode até existir outras, mas pode ter certeza que estas são as principais, que serão mais vistas em campeonatos ou sessões de free-surf.
As 6 Principais Manobras de Surf


Manobras de Surf

À primeira vista, o repertório possível de manobras de surf não parece ser tão vasto. Rasgada, Cut-Back, Tubo, Floater, Aéreo e Batida. Pode até existir outras, mas pode ter certeza que estas são as principais, que serão mais vistas em campeonatos ou sessões de free-surf.

No entanto, estamos falando de um esporte relativamente novo – pelo menos o lado profissional dele – e em constante evolução. Além disso, não existem ondas iguais, mesmo no mesmo pico. O vento, a ondulação, o fundo, dentre outros fatores, influenciam e muito a formação das ondas, de forma que elas sejam quase como impressões digitais, totalmente diferentes uma das outras.

Por este motivo, podemos esperar que a combinação ideal de manobras de surf para cada onda sempre variará. Outro fator que chama atenção é a possibilidade de formas que cada uma delas pode ser executada: mais ou menos agressiva, normal ou de backside, tubos mais profundos ou menos, mais em cima ou mais embaixo, em pé ou abaixado, com a mão na onda ou não. Os aéreos, então, podem ser executados de milhares de formas diferentes. Veja, por exemplo, essa proeza abaixo:

O Aéreo 540 de Kelly Slater durante um free-surf em Peniche, Portugal, em 2014:

Vamos ver agora alguns exemplos das manobras de surf citadas acima.

1) Rasgada

Consiste no ato de virar o corpo para trás como se o surfista fosse virar para a direção contrária da onda, jogando a rabeta da prancha para a frente com força jogando o máximo de água possível para a frente. É a manobra mais comum nos campeonatos, por valer pontos e não ter nível de dificuldade tão alto como um aéreo. Alguns surfistas fazem este movimento de forma tão violenta, deixando a prancha tão torta, que você pode até esquecer o meu comentário sobre o nível de dificuldade dessa manobra. =)

2) Batida no Lip

É praticamente uma forma de fazer a rasgada, porém com muita velocidade para que está seja executada no lip, crista da onda. Dessa forma, o surfista deve pegar bastante velocidade na parte de baixo da onda e subir jogando praticamente a parte da frente da prancha inteira fora da onda antes de girar o corpo e jogar a rabeta para a frente.

3) Cut-Back

É uma das manobras de surf mais clássicas. Dominou a época na qual as pranchas eram pesadas demais para aéreos e rasgadas. Para executá-la, o surfista deve definir bem o ponto onde o movimento se iniciará e onde se finalizará para não ser varrido pela onda no meio da manobra. Consiste em um movimento de retorno na direção contrária da onda, depois retornando para a direção normal, com movimentos mais leves e menos bruscos do que a rasgada e a batida no lip. O vídeo abaixo, embora esteja em inglês, mostra o movimento de forma clara.

4) Floater

O floater é uma manobra muito mais funcional do que plástica. O surfista a executa quando a seção de onda na frente dele vai quebrar. Imediatamente ele busca a parte de cima da onda e surfa em cima da crista deslizando sobre a espuma até chegar novamente na face da onda.

Neste vídeo, Adrian Buchan, surfista australiano, executa dois floaters seguidos:

5) Tubo

Uma das manobras de surf mais famosas, o tubo é uma das melhores sensações que o surf pode proporcionar. Nesta manobra, o surfista fica completamente dentro da onda e precisa controlar sua velocidade com muita habilidade para não deixar o tubo para trás, nem ser engolido pela onda, caso vá muito devagar. Para diminuir a velocidade, o surfista pode colocar a mão na onda ou colocar mais pressão no pé de trás. Para acelerar, além de colocar o peso na frente, deverá fazer um pequeno zigue-zague dentro do tubo, mas este poderá ser muito difícil caso a onda não seja grande o suficiente.

Em 2014, Kelly Slater conseguiu um tubo nota 10 no Billabong Rio Pro, uma etapa do WCT (World Championship Tour), na praia da Barra da Tijuca, uma praia na qual essa manobra não é tão fácil de ser executada:

6) Aéreo

Com certeza das manobras de surf é a que mais vem evoluindo nos dias de hoje e a preferida dos espectadores. Trata-se de um vôo sobre a onda. Para executá-la, o surfista deve pegar bastante velocidade na parte de baixo da onda e depois ir em direção a parte de cima, descolando totalmente a prancha da onda, retornando sobre a prancha após finalizar o vôo. Entre a subida e a descida, o surfista pode inventar o que ele quiser, desde que tenha habilidade e criatividade o suficiente.

Para ilustrar a variedade de aéreos que podem ser executados no surf atual, ficamos com o vídeo abaixo:

No segundo 2:39, você pode desfrutar do backflip do Gabriel Medina. Como ele faz isso???

Perguntas Frequentes

Como essas seis principais manobras de surf variam em termos de dificuldade e quais são as habilidades fundamentais necessárias para cada um?
As manobras de surf variam de movimentos básicos, como o corte a técnicas mais avançadas, como as antenas. As habilidades fundamentais incluem equilíbrio, leitura de ondas e controle do conselho, com a complexidade aumentando à medida que as manobras exigem mais precisão, tempo e agilidade.




Comentários (0)

Deixe um comentário