Bike Bicicleta para trilha

Publicado em fevereiro 22nd, 2016 | por Gustavo Meirelles

1

Mountain Bike, Bicicleta para trilha ou MTB

Mountain Bike ou Bicicleta para Trilha

Não é de hoje que o ciclismo está em alta, seja ele o urbano, speed, cicloturismo ou mountain bike. Está cada vez mais normal pessoas que fazem trilhas de bike e percorrem quilômetros pedalando. Dentro desse cenário, as mountain bikes ou bicicleta para trilha estão cada vez mais sendo procuradas por sua versatilidade. Com essas bicicletas você consegue fazer uma pedalada urbana, consegue praticar cicloturismo e além disso faz com segurança suas trilhas. É claro que sempre temos uma perda quando não utilizamos bikes específicas para cada modalidade, mas com uma mountain bike você reduz esse déficit.

Nem todos os tipos de bicicleta foram feitos para trilhas. A mountain bike, entre tantas utilidades, é feita para isso. As outras, por não oferecerem tantos componentes quanto ela se tornam menos versáteis.

Escolha, há muitas

Bom, talvez você já esteja por dentro do mountain bike e até vem fazendo isso há anos, acostumado a passar seus fins de semana subindo e descendo trilhas. Mas se o mountain bike é algo novo para você, um esporte no qual você deseja entrar, então meu amigo ou minha amiga, você pode querer pensar sobre o tipo exato de bicicleta e de modalidade que você quer.

A verdade é que nem todas as mountain bikes são projetadas com o objetivo exclusivo de subir ou descer montanhas. Por outro lado, nem todo mundo que compra uma mountain bike quer usá-la para subir e descer montanhas.

O que você precisa ter em mente é que a verdade nua e crua do mountain bike é que há tantos tipos de bicicleta por que há diversos tipos de modalidade. Para as pessoas que estão realmente afim de praticar e que realmente querem uma bicicleta para trilha, e além disso a prática é um estilo de vida , não é incomum vê-las com 2 ou 3 tipos diferentes de bicicleta.
Para a maioria das pessoas, porém, a realidade é um pouco diferente. A maior parte das pessoas estão felizes o suficiente com apenas uma, e essa única bike normalmente é utilizada para satisfazer todas as suas necessidades. Outro ponto importante: a compra de uma bicicleta decente, mesmo que você tenha algum dinheiro sobrando ou uma condição financeira melhor, geralmente é sinônimo de um investimento significativo.

mountain bike

mountain bike

Recursos Básicos – Bicicleta para trilha

Freios

Um dos equipamentos mais importantes na bicicleta para trilha, tanto para quem está começando a pedalar na terra quanto para quem já tem experiência, é um freio a disco hidráulico. Os freios hidráulicos oferecem uma precisão muito maior de frenagem e aumentam muito a segurança da bicicleta para trilha.

Mas Gustavo, e os Freios V-Brake e os freios a disco a cabo?

Freios V-Brake, ou mesmo os freios a disco a cabo, possuem muita potência de frenagem e pouca precisão. Com a falta de aderência em terrenos de terra ou cascalho, o ciclista inexperiente vai ficar travando a roda o tempo todo e o risco de cair aumenta consideravelmente. Então se liga na primeira dica e não esqueça do freio a disco hidráulico, beleza?

bicicleta para trilha

Freio a disco hidráulico

Aro 29

O ciclista amador precisa neste início da maior estabilidade possível e de formais mais tranquilas de superar os obstáculos. Com o aro 29 e consequentemente rodas maiores, você passará mais fácil por cima dos obstáculos e terá maior estabilidade. Isso é fundamental para quem está começando. Ter mais segurança e confiança ajuda muito na evolução no esporte.

As rodas menores demandam mais de habilidade para desviar dos obstáculos e por isso representam maior dificuldade e risco aos ciclistas.

Minha recomendação sempre é: comece com o aro 29 e ganhe experiência. Se estiver fácil e você quiser um desafio maior, as aros 26 são o próximo passo. Elas são até mais baratas, porém estão sendo “extintas” e cada vez mais a revenda vai ficando bem ruim. Se você quiser comprar uma 26, compre! Mas lembre-se do freio a disco hidráulico.

Também existem as 27,5. Mas o que falam é que ela é mais lenta que a 26 e não passa por obstáculos como 29. Então, não sei se seria a mais apropriada.

Outro ponto importante: a aro 29 não é apenas para pessoas altas! Se tiver dúvida, vá em alguma loja próxima e experimente.

Suspensão

A suspensão da bicicleta para trilha é sempre um ponto delicado, por que boas suspensões são bem caras. Porém, existem bicicletas com suspensões de mola com trava que servem tranquilamente para quem está no início.

É importante ter em mente que esse tipo de suspensão é apenas para trilhas mais brandas e para quem está no início da prática do esporte, por que esse tipo não se dá bem em trilhas com obstáculos maiores.

Bicicleta para trilha

Suspensão Mola com Trava

Marcha

Grupos básicos da Shimano por exemplo oferecem uma alternativa razoável e barata para os iniciantes. O ponto negativo de grupos mais simples é que são são bem menos precisos. Além disso desregulam muito mais fácil e são bem mais pesados que grupos mais sofisticados usados em bicicleta para trilha.

Tamanho

Para evitar lesões e melhorar a performance o ideal é procurar um especialista em bike fit. Ele saberá te dizer o tamanho ideal da bicicleta de trilha para você e também os ajustes necessários. Pode parecer balela, mas isso é muito importante.

Preço

Por último mas não menos importante, o preço. Para comprar uma bicicleta para trilha com as características que citei, você precisará de um investimento entre R$ 2.500 e R$ 3.500. Isso uma bike nova. Eu prefiro indicar para comprar bikes novas por que têm gangues especializadas em roubos de bicicletas para revendê-las em classificados online SEM NOTA FISCAl. Então fique alerta por que amanhã pode ser você: se for comprar uma usada, EXIJA NOTA FISCAL.

Pronto pro rolé em sua mountain bike?

Espero que sim! Qualquer dúvida sobre bicicleta para trilha ou qualquer outro assunto comenta aí que eu respondo. Até o próximo post!

fonte: http://www.praquempedala.com.br

Tags: , , , , , , ,


Sobre o Autor



  • Rodolfo Gonçalves

    Boa matéria. Tenho uma bike crosstrail hibrida, é possível pegar trilhas leves com ela?

Voltar ao Topo ↑
  • Fique por Dentro

  • Categorias

  • Agenda de Posts

    dezembro 2018
    D S T Q Q S S
    « maio    
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031  
  • Comentários