Trilhas Trilha da Pedra Bonita - Agulinha

Publicado em setembro 2nd, 2015 | por Rafael Avila

10

Trilha da Pedra Bonita no RJ: onde fica e como chegar

Uma das atividades radicais mais famosas do Rio de Janeiro é o voo de asa delta ou de parapente que sai da rampa de voo livre da Pedra Bonita e vai pousar na praia de São Conrado no Rio de Janeiro. Se você é um adepto dos esportes radicais, essa é uma que você não pode perder.

Caso esse não seja 100% o seu caso, não se preocupe porque hoje eu vou falar da trilha da Pedra Bonita, que fica entre a Zona Sul e a Zona Oeste, no Rio de Janeiro. Acredito que essa seja uma das vistas mais privilegiadas da cidade, porque lá você consegue ver toda a orla da Zona Sul e da Barra, sem contar que a Pedra Bonita fica em frente à Pedra da Gávea, proporcionando um espetáculo visual sem igual.

Trilha da Pedra Bonita - Vista em frente da Pedra da Gávea

Resumo

  • Tempo Médio de Trilha da Pedra Bonita: 30 minutos
  • Distância: 1150m
  • Altura: 693m
  • Trajeto: Estacionamento da Pedra Bonita até o Mirante da Pedra Bonita
  • Dificuldade: Moderada

Como chegar

Vamos do começo. Existem dois caminhos para se chegar no início da trilha da Pedra Bonita. De qualquer forma, você terá que ir até o estacionamento para a rampa de asa delta. O caminho mais rápido é pela estrada das Canoas, subindo por São Conrado mesmo:

  • Ônibus: Pegue qualquer ônibus que te leve para São Conrado. De lá você tem que pegar a linha 448 Macaraí x São Conrado. Essa linha vai te levar para a entrada da subida do estacionamento da pista de voo livre. É uma subida chatinha para fazer a pé, mas se você não estiver de carro, não é o fim do mundo também.
  • Carro: Para chegar na Trilha da Pedra Bonita, partindo da Zona Sul do Rio de Janeiro, você precisa pegar a auto estrada Lagoa – Barra. Caso você venha da Barra da Tijuca, é só pegar o retorno quando chegar em São Conrado. Lá no final, terá a saída (a direita) para o Joá. Essa já é a estrada das Canoas e subindo um pouco você já chega na interseção para a Estrada da Pedra Bonita, que fica a esquerda (você precisa cruzar a estrada, então cuidado).

   Se você chegar tarde pode até pegar uma fila de carros para subir ao estacionamento, por isso, vá cedo. Outra        coisa, se for a sua primeira vez, podem ter alguns carros “furando fila”. Não precisa ficar irritado, porque                normalmente são os instrutores de asa delta que tem preferência e um estacionamento exclusivo lá em cima. E,    por fim, lembrar de levar dinheiro para pagar os R$5 do estacionamento.

Caso você queira ir por um caminho alternativo (e mais longo), também se chega até a entrada do estacionamento para a trilha da Pedra Bonita subindo pelo Horto (no Jardim Botânico) e passando pela Vista Chinesa e Mesa do Imperador.

Voo Livre – Asa Delta e Parapente

Antes de falar da trilha da Pedra Bonita em si, vamos falar da prática radical de voo livre. Esse é o point do Rio de Janeiro para quem curte voar de Asa Delta ou de Parapente. Olhando diretamente para a Pedra Bonita você consegue até avistar a rampa de voo livre:

Trilha da Pedra Bonita - Pedra Bonita

Chegando no estacionamento da Pedra Bonita não tem muito mistério. Você vai ver uma rampa que leva para o estacionamento exclusivo de quem vai saltar. Logo em frente tem uma série de pequenas escadas que te levam até a pista (rampa) de voo livre:

Trilha da Pedra Bonita - subida para a pista de voo livre

Chegando na rampa é só lazer. Aqui a vista já é espetacular e você pode ficar vendo o pessoal saltar antes de você. Na rampa vão as asa deltas:

Trilha da Pedra Bonita - pista de voo livre

Veja que chegando pertinho a vista já é privilegiada e você consegue ver a praia de São Conrado, onde você vai pousar alguns minutos depois:

Trilha da Pedra Bonita - pista de asa delta

Mais abaixo da rampa (caminho pela esquerda) tem o espaço destinado para o parapente. Essa é uma opção um pouco menos radical do que a asa delta, mas que também proporciona uma experiência de voo incrível.

Trilha da Pedra Bonita - Voo Livre e parapente

Aqui vai uma lista de 3 empresas que fazem voos por lá. Lembrando que é sua a responsabilidade de pesquisar essas empresas (nunca utilizei), apenas fiz uma busca no Google para te mostrar algumas opções:

Apesar de não ser o mais aconselhado, se você chegar lá (em finais de semana) e quiser fazer um passeio de parapente é possível (mesmo sem agendar), pagando na hora.

Trilha da Pedra Bonita

Agora que já falamos de uma das atividades mais divertidas e que você pode levar de lembrança como uma mega experiência do RJ, vamos falar do que importa mesmo. O acesso à trilha da Pedra Bonita começa um pouco antes do estacionamento. Na subida, se você prestar atenção, do lado direito verá uma placa indicando a Trilha da Pedra Bonita:

Trilha da Pedra Bonita - Placa de Sinalização da trilha

Existe um outro caminho alternativo para chegar na Pedra Bonita, que é do lado direito do estacionamento exclusivo. Ela é um pouco mais íngrime e fechada que a trilha normal:

Trilha da Pedra Bonita - trecho do Escorrega - Atalho

Dizem que você economiza um tempinho indo por ela. Na dúvida, vá pela trilha normal mesmo que não tem erro. Apesar de ser uma trilha leve, você pode cansar no caminho e, se for o caso, é só parar e descansar. Fora isso, o risco de se perder é zero, a subida é muito tranquila.

Logo que você chega lá em cima tem a vista da Zona Sul à esquerda, com São Conrado, morro dois irmãos e Ipanema:

Trilha da Pedra Bonita - Vista da Zona Sul do Rio de Janeiro

Logo em frente tem a Pedra da Gávea (como mostrei no início do artigo) e à direita a Zona Oeste. O que eu curti mais foi a vista de todas as lagoas da Barra da Tijuca. É uma vista realmente diferenciada para o lado de lá.

Trilha da Pedra Bonita - vista da barra da tijuca

E agora que você chegou (e nem foi tão difícil), é só curtir. Vale a pena levar uma canga (com cuidado para ela não voar), deitar e aproveitar a vibe sensacional que é ficar lá em cima. Para quem gosta de vistas privilegiadas do Rio de Janeiro, é difícil bater essa. Também é o momento de tirar umas fotos 🙂

Trilha da Pedra Bonita - Mirante

Outros caminhos: Trilha da Agulinha

Caso você não se contente apenas com uma trilha, existe uma segunda que você pode aproveitar. A trilha da Agulinha é uma boa alternativa para se fazer junto com a trilha da Pedra Bonita. Para fazer ela basta ir para o canto esquerdo do estacionamento exclusivo. Um pouco antes das escadas que levam para a pista de voo livre, você tem a entrada da trilha:

Trilha da Pedra Bonita - Trilha da Agulinha

Olhando uma vista panorâmica das 3 pedras, você consegue ver a direita a pedra da gávea, um pouco mais abaixo a pedra bonita e lá na esquerda a Agulinha:

Trilha da Pedra Bonita - Agulinha

Macetes do Rafa

São 3 dicas que eu gosto de dar para quem está com vontade de fazer a trilha da Pedra Bonita:

  • Se você quiser ir de manhã, vá cedo, bem cedo mesmo – Se não o risco de você esperar um tempão para conseguir uma vaga é grande. Da última vez que eu fui, cheguei lá por volta de 9h e demorei uns 30 minutos só para estacionar. Tem gente que espera até mais de 1 hora as vezes.
  • Se quiser ir de tarde, aproveite o Pôr do Sol – Só tome cuidado, porque aproveitar o pôr do sol significa voltar com a trilha mais escura, então tenha certeza que a lanterna do celular vai funcionar, que ele estará com bateria, para evitar estresses desnecessários. Como a trilha é rápida (volta demora uns 20 minutos), não é tão preocupante e a vista vai valer a pena.

Trilha da Pedra Bonita - Por do Sol

  • Se for aventureiro, faça o voo de asa delta ou parapente – Quem já foi não se arrepende e faz muitos elogios

Um pouco mais de conhecimento sobre a Pedra Bonita

Para fechar a trilha da Pedra Bonita, vale a pena conhecer um pouco mais da origem de uma das trilhas mais maneiras (e práticas) do RJ. Ao longo do século XIX essa região toda havia sido ocupada por pequenas propriedades que cultivavam alimentos. As trilhas originais levavam até esses sítios, tanto que você consegue ver o calçamento original feito de pé de moleque na trilha da Pedra Bonita até hoje.

O que todo mundo sabe é que a trilha da Pedra Bonita fica em frente à formação rochosa da Pedra da Gávea. Uma curiosidade bacana que nem todo mundo sabe é que o nome dela é cabeça do imperador, pela similaridade com um rosto. Esse “rosto” está de frente para a Pedra Bonita e uma das lendas do folclore carioca é de que essa cabeça é na verdade uma esfíngie de um rei Fenício que tentou dominar o Rio na antiguidade. Pelo sim ou pelo não, eu fico com a história mais legal.

Depois me conta (nos comentários) o que você achou da trilha da Pedra Bonita e quais outras você queria me ver escrevendo por aqui.

Tags: , , , ,


Sobre o Autor



  • Marina M.

    Essa trilha é mesmo muito legal. E seu post está super bem explicado. Só me conta uma coisa, já que tem muito tempo que não a faço: não rola de estacionar na estrada das canoas? Antigamente, se o estacionamento estivesse cheio, deixávamos o carro lá embaixo mesmo e estendíamos um pouco (muito) a caminhada. Mas ao menos não ficávamos esperando vagar lugar.

    • Rafael

      Pode parar na estrada das Canoas sim, mas foi o que você falou, a caminhada aumenta pra caramba. Mas se estiver com disposição, não tem problema não

  • Marlon Santana

    Excelente, obrigado!

  • Clayr Madeira

    Ótimo post! Bem escrito e bom de ler.

    • Rafael

      Valeu Clayr

  • João Ricardo

    É complicado uma criança de 9 anos fazer essa trilha?

    • Rafael Avila

      Oi João, não tenho filhos e nunca fiz trilhas com crianças, então não poderia dizer com certeza para você nem que é complicada e nem que não. Imagino que cada criança tenha um biotipo que vai influenciar essa subida.

      Avaliando de maneira genérica, a trilha não tem muitos desafios, não é íngrime e nem tem nenhum pedaço perigoso. Então se você tiver tempo, não for em um período do dia com muito sol e separar períodos para descansar ou para ajudar a criança, creio que não terá problemas.

      Uma outra trilha ainda mais simples do que a da pedra bonita é a do morro da Urca, também falo sobre ela aqui no blog e pode ser uma outra boa opção.

    • Caio Cesar Salvador Aguiar

      mole irmao ja vi varias vezes

  • Manoely Manços

    oi , entao eu quero ir na pedra bonita, mas o problema e que vou de uber ,enato. quero saber se la pega sinal de celular para pode chamar de volta o uber ?[

    • Rafael Avila

      Oi Manoely, se não me engano pega sinal sim, sem problemas. Vale a pena checar a informação.

Voltar ao Topo ↑
  • Fique por Dentro

  • Categorias

  • Agenda de Posts

    dezembro 2017
    D S T Q Q S S
    « maio    
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  
  • Comentários