Trilhas

Publicado em junho 14th, 2016 | por Rafael Avila

0

Parque da Catacumba com Trilha do Mirante do Sacopã e do Urubu

O Parque Natural Municipal da Catacumba é uma pequena unidade de conservação ambiental que fica às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Conhecido pelos mais íntimos apenas como parque da catacumba, essa beleza de espaço reserva diversas atividades que podem ser realizadas pelos mais aventureiros até quem deseja apenas relaxar.

Ainda vou falar de todas as possibilidades que o Parque da Catacumba proporciona, mas basicamente de lá você tem saída para uma trilha bem legal (e fácil) que leva até o Mirante do Sacopã e o Morro do Urubu em seguida. Além disso, é possível apreciar uma série de esculturas e praticar alguns esportes radicais como escalada, arvorismo e rapel.

Como Chegar

Se você está querendo descobrir como chegar até o Parque da Catacumba, fica tranquilo(a) que o caminho é mais fácil do que a maioria das trilhas que eu indico por aqui. Seu endereço é Avenida Epitácio Pessoa, 3000, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no RJ.

mapa do parque da catacumba - trilha do mirante do sacopa e morro do urubu

As principais opções de trasporte são:

  • Ônibus: As linhas 436 e 461 passam de 20 em 20 minutos em pontos de ônibus bem próximos do Parque da Catacumba (como você pode ver no mapa) nos dois sentidos.
  • Metrô: Basta saltar na estação Cantagalo (que está na parte baixa e direita do mapa) e andar cerca de 20 minutos, passando pelo corte do Cantagalo e andando para a direita no sentido do Parque.
  • Carro: Na Lagoa Rodrigo de Freitas existe um estacionamento rotativo bem perto do Parque da Catacumba. Ele fica um pouco antes do parque se você estiver vindo do Humaitá ou um pouco depois se estiver vindo de Ipanema/Leblon. Lá você pode estacionar e ir a pé.

Um ponto de referência é o Posto de Gasolina BR, que fica bem em frente ao parque.

O que ver e fazer

Existem 3 coisas que você pode fazer ao chegar no Parque da Catacumba, lembrando que seu horário de funcionamento é de terça a domingo, de 8h às 17h:

  • Passear e relaxar
  • Atividades de aventura
  • Trilha

Para começar, aos mais sedentários, existem alguns bancos e um bom espaço para caminhar dentro do parque. Essa caminhada reserva cerca de 30 obras e esculturas de artistas renomados que estão expostas ao ar livre.

Parque da Catacumba

Continuando, se você gosta de atividades de aventura, vai poder se divertir bastante com a Lagoa Aventuras, empresa que oferece todo tipo de serviço para crianças e adultos com preços variando de R$20 até R$130. Veja as principais opções:

  • Arvorismo

arvorismo parque da catacumba

  • Muro de escalada
  • Rapel

rapel parque da catacumba

  • Tirolesa

Para mais informações, visite o site da empresa. Para fechar as atividades que podem ser realizadas pelo parque, vale a pena falar sobre o que mais gosto de fazer (e escrever) por aqui, a trilha.

Trilha do Mirante do Sacopã e Morro do Urubu

Essa é uma trilha muito bacana de se fazer pela zona sul do Rio de Janeiro. Além de ser extremamente acessível e fácil de se fazer, ela proporciona uma das vistas mais legais possíveis da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Resumo

  • Tempo Médio da Trilha do Mirante do Sacopã e Morro do Urubu: 30 minutos
  • Distância: 1400m
  • Altura: 130m
  • Trajeto Circular: Parque da Catacumba – Mirante do Sacopã – Morro do Urubu – Parque
  • Dificuldade: Leve

O mirante do Sacopã e do Urubu, conforme já falei mais cedo, estão localizados dentro do Parque da Catacumba, mais especificamente, no morro dos Cabritos. Logo depois de entrar no parque (pelo portão mostrado na imagem abaixo), você tem duas opções, ir para a direita ou para a esquerda.

parque da catacumba - entrada

Do lado direito, você encontra algumas das opções de aventura que eu já citei por aqui, já do lado esquerdo, você verá a sede do parque da catacumba, o bicicletário (caso você prefira ir de bike pra lá) e a subida que leva ao início da trilha para o mirante do Sacopã e do Urubu.

Depois de um rápido caminho agradável e bem sinalizado, você chega a uma placa que demonstra o início da trilha. A partir daí, são cerda de 15 a 20 minutos até você chegar em uma bifurcação mais lá para cima. Se seguir em frente, chegará no Mirante do Sacopã. Essa “fugida” da trilha é essencial e te garante a bela vista (que enquadra a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Morro dois Irmãos, a Pedra da Gávea e até a Pedra Bonita) que eu prometi aqui no começo do post.

trilha do mirante do sacopã - zona sul rio de janeiro - parque da catacumba

Lá você pode sentar e relaxar um pouco até voltar para a trilha. Continuando pela direita da bifurcação (como eu falei, tudo é bem sinalizado, então não tem preocupação nesse sentido), são mais uns 5 a 10 minutos até o mirante do morro do urubu, que tem outra vista linda, similar, mas mais voltada para o Cristo Redentor.

mirante do urubu parque da catacumba

Como você consegue ver na imagem, ali você ainda tem um deck de madeira, que te permite uma boa vista logo abaixo. É daqui também que o rapel é feito pela Lagoa Aventuras. De agora em diante a trilha te leva de volta para o Parque da Catacumba normalmente.

Macetes do Rafa

Algumas dicas que podem te inspirar a visitar o parque da catacumba e a fazer a trilha do mirante do sacopã são:

  • Aproveite a Lagoa Rodrigo de Freitas – Antes ou depois, vale a pena dar uma volta nos 7,4km da Lagoa
  • Vá de bike – O parque da catacumba possui bicicletário e para quem gosta fica ainda mais fácil chegar

Um pouco mais de conhecimento sobre o Parque da Catacumba

Não é todo mundo que sabe, mas o Parque da Catacumba ocupa uma região onde estava localizada a Favela da Catacumba. Desde os anos 1930 durante o período de crescimento urbano da cidade do Rio de Janeiro, diversas famílias começaram a se alocar na região e, durante a década de 70, a comunidade foi inteiramente removida. Nesse momento ocorreu o início a criação do Parque, que foi reflorestado por espécies da mata atlântica.

Outra curiosidade é o nome catacumba, que existe por conta de um cemitério indígena que teria existido na região (mas que nunca se encontrou vestígios).

Tags: , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑
  • Fique por Dentro

  • Categorias

  • Agenda de Posts

    dezembro 2017
    D S T Q Q S S
    « maio    
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  
  • Comentários