Trilhas mirante do caeté - vista das praias da macumba, pontal, recreio e barra

Publicado em junho 20th, 2016 | por Rafael Avila

0

Mirante do Caeté na Prainha – RJ: onde fica e como chegar

O Parque Natural Municipal da Prainha, também conhecido como o Parque Municipal Ecológico da Prainha é um achado bem ao lado de uma das praias mais bonitas da cidade do Rio de Janeiro. Para quem não conhece esse recanto da cidade maravilhosa vale a pena ler o post até o final, porque eu vou te falar exatamente o que fazer e como chegar lá e trilhar o Mirante do Caeté.

Como Chegar

Para começar, eu preciso te falar que chegar na Prainha (e consequentemente no Mirante do Caeté) não é uma das coisas mais fáceis do mundo, mas que lugar isolado, com muita natureza que é? Só para você ter uma ideia, a Prainha fica depois da Praia da Macumba e antes da Praia de Grumari.

Para quem não conhece a região, isso significa que, vindo da Zona Sul, você precisa passar por Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra da Tijuca, Reserva, Recreio, Pontal (pra quem se lembra da música do Tim Maia, é aqui que ela termina), para só depois passar pela praia da Macumba e chegar na Prainha, ufa!

mirante do caeté - mapa

Mas pra você não desanimar, deixa eu te dizer que apesar de longe, vale muito a pena passar por esse percurso. Para melhorar, existem duas opções principais de transporte, que seguem abaixo:

  • Ônibus: Como o local é uma área de proteção ambiental, não existem linhas de ônibus comuns para lá, mas para felicidade geral dos aventureiros, surfistas e amantes da natureza, uma possibilidade é o Surfbus (para ver todos os detalhes visite o site). Os pontos principais que você precisa saber são:
    • Saídas do Largo do Machado nos horários de 7:00, 10:00, 13:00 e 16:00
    • Saídas do Mirante da Prainha (direção Zona Sul) nos horários de 8:30, 11:30, 14:30, 17:30
    • Um detalhe importantíssimo é que o ônibus estava fora de funcionamento por conta de uma troca de patrocínio com os organizadores do projeto, por isso, para mais informações:
      • Página no Facebook (mande uma mensagem por lá)
      • Telefone – 3546-1860
      • Telefone do Ônibus – 9799-5039

Aos mais aventureiros, você pode descer no Recreio Shopping, que além das linhas normais, também tem estação do BRT. Nesse post dos discipulos de peter pan ele dá umas dicas de como pegar um carona para chegar até lá. Se preferir, o táxi também é uma opção.

  • Carro: Caso você tenha a possibilidade de ir de carro, saiba que existe estacionamento bem em frente à Prainha e um pouco antes também (próximo do local para chegar na Praia do Secreto). O caminho é simples, basta seguir a orla da .Barra da Tijuca ou, se você for pela Avenida das Américas, sair em direção à estrada ver. Alceu de Carvalho .

Apesar de ser uma opção mais cômoda, pode te deixar na mão dependendo do horário que você for por 2 motivos. O primeiro e mais tranquilo é que o estacionamento fica cheio e tem bastante trânsito, mas até aqui você ainda consegue chegar lá. O segundo motivo e um pouco pior é quando o espaço fica lotado e a entrada se fecha para veículos. Nesse caso, você vai acabar ficando pela praia do pontal ou voltar pra casa.

O que ver e fazer

Na minha opinião, como eu já te falei, a Prainha no Rio de Janeiro é a praia mais bonita da cidade, então a verdade é que ir lá apenas para relaxar já é uma ótima opção. Agora, se você for dos aventureiros e gostar de uma boa dose de adrenalina, tem algumas opções bem legais:

  • Surf na Prainha – essa talvez seja uma das opções mais buscadas, por ser um local com boas ondas e um recanto natural muito buscado pelos surfistas.
  • Pegar Jacaré – se você não for surfista, mas gosta do mar, pode se aventurar no jacaré (bodysurfing), que como o nome sugere, é quando você desce a onda só com seu corpo (e um pé de pato pra ajudar de vez em quando).
  • Trilha do Mirante do Caeté – Logo abaixo vou falar um pouco mais sobre a trilha, que é uma excelente opção para fazer um exercício finalizando com uma vista incrível.
  • Bike pela Orla – Uma outra opção é dar um rolé de bicicleta pela orla do RJ. Uma excelente fonte de informações é o blog da dupla carioca, que indica o aluguel perto do posto 5 da Barra e cerca de 40km de pedaladas, confere lá.

Agora vamos ao mais importante, que é te falar da trilha, que é o que eu estou aqui pra fazer.

Trilha do Mirante do Caeté

A trilha do Mirante do Caeté, além de fácil, te leva para uma das melhores vistas da orla da Barra até a Macumba (já já chego nessa parte). O passeio é bem legal e pode ser feito em conjunto com um bom mergulho na Prainha para refrescar ao final da trilha.

Resumo

  • Tempo Médio da Trilha do Caeté: de 20 a 30 minutos
  • Distância: 800m
  • Altura: 130m
  • Trajeto: Parque Natural Municipal da Prainha – Mirante do Caeté
  • Dificuldade: Leve

Então vamos começar falando aos mais interessados pela trilha. Para chegar no mirante do caeté você precisa entrar no Parque Natural Municipal da Prainha, seu endereço é a avenida Estado da Guanabara, s/nº – Estrada para Grumari e seu horário de visitação é de 8 às 17hs (até às 18hs no verão). A sua entrada fica bem em frente à praia e do estacionamento também. Não tem muito mistério, se tiver dúvidas basta perguntar para alguém, mas se você procurar essa entrada aqui, com certeza você encontrará.

mirante do caeté - entrada do parque natural municipal da prainha no rio de janeiro

O parque tem uma boa estrutura, com banheiros, duchas, bebedouro e até parquinho para crianças.

De lá, basta começar a trilha, que é bem simples e não apresenta dificuldades maiores. Basicamente você vai ter um bom caminho subindo, depois descendo e volta a subir. Você pode achar que se perdeu, mas é assim mesmo, basta ficar na trilha.

mirante do caeté - trilha de dificuldade leve

Depois de uns 15 a 20 minutos andando você começa a parte final, que é uma subida mais íngreme. Durante essa subida, em alguns momentos você começa a ter uma vista legal da Prainha (que nem a imagem aqui embaixo). Esse é um bom sinal que você já está próximo.

mirante do caeté - vista da prainha no rio de janeiro no meio da trilha

Mais um pouco e você chega na estrutura do mirante do Caeté, veja:

mirante do caeté - deck com vista

O mais legal (se você não tiver medo e com MUITO cuidado) é dar uma subidinha na pedra (aquela mesmo que está ali na foto de cima). Dali você consegue ter a vista que eu tanto falei ao longo do post.

Na minha opinião, uma das melhores da região, sendo capaz de visualizar na ordem, a praia do Secreto, da Macumba, do Pontal e, ao fundo, Recreio e Barra da Tijuca.

mirante do caeté - vista das praias da macumba, pontal, recreio e barra

Agora, é aproveitar a vista, voltar e dar um belo mergulho na Prainha, que como eu já falei, é uma das mais belas do RJ.

Macetes do Rafa

Algumas dicas para tornar a sua visita à Prainha e ao Mirante do Caeté mais agradáveis e menos estressantes são:

  • Chegue bem cedo (mesmo) – Eu cheguei a comentar, mas por ser uma área de proteção ambiental, quando fica cheia o suficiente, o caminho para carros é fechado, ou seja, você pode acabar ficando de fora por não ter acordado cedo. Só para você saber, bem cedo é no máximo umas 8:30 (e já é arriscado).
  • Almoço / Lanche – Na Prainha existem duas opções de quiosques e, se você se interessar em boas opções (e estiver de carro), pode ir até Grumari ou Barra de Guaratiba.
  • Outro Mirante – além do Mirante do Caeté, um bem mais acessível é o Mirante da Prainha, que proporciona uma vista linda (um pouco mais perto do nível do mar).

mirante do caeté - mirante da prainha

Um pouco mais do Parque Municipal Ecológico da Prainha

Esse parque foi criado em 1999 após uma reivindicação de surfistas e banhistas que frequentavam a região e se mobilizaram para impedir a construção de um condomínio no local.

A área do parque natural municipal da Prainha é delimitada pela orla da Prainha e pelas vertentes litorâneas dos Morros do Caeté, Boa Vista e Pedra dos Cabritos, integrando o Parque Municipal da Pedra Branca.

Uma última curiosidade é que caeté significa mata virgem na língua tupi. Aproveite essa beleza da natureza!

Tags: , ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑
  • Fique por Dentro

  • Categorias

  • Agenda de Posts

    dezembro 2017
    D S T Q Q S S
    « maio    
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  
  • Comentários