Surf camera man fazendo filmes de surf

Publicado em Maio 8th, 2017 | por Filippo Ghermandi

0

Melhores filmes de surf

Hollywood fica na Califórnia, estado que possui importantes palcos do surf mundial. Mas é engraçado que, poucas vezes Hollywood se dispôs a encarar as ondas e fazer bons filmes de surf. Eu não sei ao certo o motivo, mas imagino que, mesmo com efeitos especiais, deva ser difícil fazer cenas perfeitas de surf com atores profissionais. Se bem que o último que eu vi (Águas rasas), já ficou muito bem feito.

Mas mesmo que poucos, existem alguns bons filmes de surf que valem a pena serem assistidos. Por isso preparamos uma lista com 9 filmes (cada um com uma breve sinopse e o trailer) bem legais, que vai desde clássicos do surf a momentos em que diretores resolveram se esforçar mais e fazer algumas super-produções ligadas ao nosso amado esporte. No final ainda coloquei a cena isolada de surf onde eu acho que realmente Hollywood se superou. Um primor de detalhismo e perfeição! hahaha!

Vamos a eles! Aloha!

1. Chasing Mavericks (Tudo por um sonho)

Esse é um filme de surf que conta a história real do surfista Jay Moriarty. Aos 8 anos, ele foi salvo de um afogamento por um vizinho que se torna seu mentor no esporte e o prepara para enfrentar uma das maiores ondas do Norte da Califórnia, Mavericks. Nessa região, as marés do inverno provocam uma sequência assustadora de ondas gigantes. Para tal feito, Moriarity (Johnny Weston) treina durante mais de um ano sob a tutela de Frosty Hesson (Gerard Butler), criando uma relação que transforma as vidas de ambos. (ano 2012)

2. Point-break (Caçadores de emoção – Além do Limite)

Um filme de ação com alta carga de adrenalina onde um jovem agente do FBI, Johnny Utah (Luke Bracey) se infiltra em um habilidoso time de atletas aventureiros. Os atletas são os principais suspeitos em uma onda de crimes extremamente incomuns. Disfarçado, e com a vida em perigo iminente, Utah se esforça para provar que eles são os arquitetos dessa sequência de crimes inconcebíveis. O filme é repleto de manobras de esportes radicais jamais vistas no cinema. As cenas de ação e aventura são realizadas por atletas de elite, que representam o melhor do mundo nas categorias de surf de ondas gigantes, wingsuit, snowboard, escalada livre em rochas e motociclismo de alta velocidade.

3. The endeless summer 1 e 2 (Alegrias de verão)

O surf na sua mais pura essência. Mai um documentário do que um filme de surf, The Endles Summer é a maior aventura do surf: cruzar o planeta em busca da onda perfeita. Das águas inexploradas da África Ocidental, aos mares repletos de tubarões da Austrália, passando pelo paraíso tropical Taiti, entre outros lugares ainda mais distantes, esses surfistas californianos conseguem realizar em um mês, o que muitos não fazem em uma vida inteira… Gravado em 1966, o filme é considerado tão poderoso a ponto de se tornar uma obra-prima atemporal, que continua a captar a imaginação de cada nova geração, apesar de sua madura idade.

4. Surf Adventures 1 e 2

Também praticamente um documentário, Surf Adventures 1 acompanha a elite do surf brasileiro, incluindo os atuais ídolos, os veteranos e os novatos no esporte, surfando em algumas das melhores ondas do planeta, localizadas no Hawaii, na Indonésia, no Brasil, na África do Sul e na Califórnia. Em todas as viagens os próprios surfistas contam suas experiências, falando também sobre os locais visitados. No segundo os maiores nomes do surf brasileiro são reunidos para enfrentarem as ondas do Peru, México, Austrália, Taiti, Chile e também do Brasil, na pororoca do rio Araguari, no Amapá, e os principais pontos do litoral Rio-São Paulo.

5. Surfer, dude (Profissão surfista)

Esse é uma comédia onde Addington (Matthew McConaughey) é um talentoso surfista que pratica o esporte pelo puro prazer. Depois de uma temporada viajando pelo mundo atrás das ondas mais iradas, ele retorna à Malibu para curtir o verão, os amigos e as ondas de sua cidade natal. Só aí descobre que sua grana esta acabando e a única forma de se recuperar financeiramente seria participar de um reality show e “se vender” à industria de vídeo games. Mas Addington vai encarar um flat da pesada e precisará de muita ajuda, afinal o cara nunca passou por uma seca dessas.

6. Soul surfer (Coragem de viver)

Esse filme de surf conta a história verídica de superação da Bethany Hamilton (AnnaSophia Robb), que nasceu praticamente na praia e é uma jovem e premiada surfista. Ao ser atacada por um tubarão aos 13 anos de idade, ela perde o braço esquerdo. Mas conta com o apoio dos pais (Dennis Quaid e Helen Hunt), da melhor amiga Sarah (Carrie Underwood) e dos fãs para superar sua grave lesão, voltar a cair na água e reaprender a surfar com um só braço.

7.North Shore (Surf no Havaí)

Rick Kane (Matt Adler) é um surfista que aprende a surfar em tanques de ondas artificiais no interior do Arizona e que decide ir para o Havaí pegar as maiores e mais perigosas ondas do mundo. Ele não conhece nenhum costume local e ainda se apaixona por uma nativa, que é prima de um personagem da “turminha do mal”. Mas sua sorte é conhecer Chandler (Gregory Harrison), um surfista veterano que vira seu professor, ensinando-o a surfar de verdade. O filme conta com participações de surfistas profissionais e campeões como Shaun Tompson e Derek Ho.

8. The shallows (Águas Rasas)

Águas rasas é um suspense/ terror (que poderia facilmente ser mais uma sequência de Tubarão) que conta a história de Nancy (Blake Lively). Uma jovem médica que vai surfar sozinha em uma paradisíaca praia isolada, onde acaba sendo atacada por um enorme tubarão branco. Desesperada e ferida, ela consegue se proteger temporariamente em um recife de corais, mas precisa encontrar logo uma maneira de sair da água e se salvar.

9. Blue Crush (A onda dos sonhos)

A vida de Anne Marie (Kate Bosworth) resume-se, basicamente, em surfar e se preparar para a competição Pipe Master. Apesar da desaprovação de todos, a moça se mudou para o Havaí e divide um quarto com mais três meninas, incluindo sua irmã mais nova, a revoltada Penny (Mika Boorem). Todos os dias antes do amanhecer, Anne Marie sai para enfrentar o mar e conquistar as ondas. Sua vida parece bastante feliz até a chegada do bonitão Matt (Matthew Davis), que parece tirar toda a concentração que ela precisa para o torneio.

Para fechar, a cena mais realista, detalhista e perfeita de surf no cinema. Nada mais mitológico do que o Batman “surfando”. Deleite-se! 😛

Tags: ,


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑
  • Fique por Dentro

  • Categorias

  • Agenda de Posts

    dezembro 2017
    D S T Q Q S S
    « maio    
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  
  • Comentários