Surf Praia-kombi-prancha- surf trip- adrenalina10

Publicado em Maio 8th, 2017 | por Lalenya Yehuda

0

Como planejar uma surf trip

Tudo que você precisa saber para planejar uma surf trip perfeita

kombi - pranchas - praia - mar - Surf trip

Sobram motivos para nós, apaixonados pelo surf, sonharmos com a tão esperada surf trip. Fugir do crowd de casa, do mar flat fora de temporada e surfar ondas perfeitas o dia todo são os principais motivos. Fora conhecer culturas completamente diferentes da sua, pessoas, fazer novos amigos e colecionar experiências que dinheiro nenhum pode comprar.

Isso tudo são só algumas maravilhosidades que nos fazem esperar ansiosamente pela próxima surf trip. Para te ajudar nessa empreitada, listamos aqui as principais dicas para que não te falte nada e dê tudo certo na sua viagem de surf. Independente se você vai sozinho, com sua(seu) namorada(o) ou com um grupo de amigos será preciso decidir algumas questões.

Quanto você quer gastar?

Isso vai determinar o quão longe vai poder ir. Uma passagem pra Indonésia é bem mais cara do que pra America Central, logicamente dependendo de onde você mora. Um surfboat (barco que hospeda e te leva nos picos) é muito mais caro que um acampamento de surf por exemplo.

Seu nível de conforto vai de acordo com a quantidade de dinheiro que você vai poder gastar e, outra, viajar com os amigos pode dar uma barateada, porque dará pra dividir despesas como carro, gasolina e hospedagem.

Em resumo, não precisa ser um milionário para fazer uma viagem dessas, basta um bom planejamento e noção exata de quanto você quer e pode gastar na sua surf trip.

Qual seu nível de surf e que tipo de onda você está na vibe de surfar?

Onda - Surf - Amigos - Surf Trip

Essa é a parte mais legal do planejamento, com certeza! São infinitos picos de surf ao redor do mundo de tudo que é tipo e para todos os gostos. Dá para ficar uma vida escolhendo nos sites e revistas o próximo destino da sua surf trip. Temperatura da água, regularidade de onda no pico, crowd, facilidade de acesso, direita, esquerda, onda tubular, onda longa, ausência de tubarões, pedras, corais… são algumas das questões a se considerar e escolhas a serem feitas.

Se você for iniciante vai querer um pico menos hard, com ondas mais cheias, fundo de areia… se seu surf for avançado provavelmente você vai atrás de tubos perfeitos, ondas pesadas sem se importar muito se o fundo é de corais ou de pedra.

Qual será o destino da sua surf trip?

surfistas - mar-céu - pranchas

 

Sim, tem que escolher um, a não ser que você esteja planejando tirar um ano para ficar viajando atrás das ondas dos seus sonhos… Pensa no tipo de experiência que você quer viver, se são somente as ondas que importam ou se também te interessa a cultura do lugar que você quer conhecer. Se você quer se infiltrar na natureza ou se quer no final do dia dar um rolé, comer uma boa comida, conhecer pessoas e tomar uma cerveja.

Se quiser algumas dicas nossas, temos alguns artigos que falam de picos interessantes dentro do Brasil para conhecer:

Onde se hospedar?

Praia-kombi-prancha- surf trip- adrenalina10

Claro que isso depende muito do país que você escolheu e como já disse antes do seu budget mas aqui vão as principais opções:

Acampamento de surf, surf camp ou hostels de surf

O acampamento de surf atrai muito os viajantes sozinhos, por te dar uma oportunidade de conhecer e interagir facilmente com outros surfistas e fazer novas amizades, uma ótima forma de resolver a questão da “solidão” numa viagem de surf. Apesar do nome eles normalmente não são acampamentos mas hostels de surf espalhados pelo mundo todo e na maioria das vezes opções bem econômicas pois dão opção de quartos privados ou compartilhados, comida, aulas de surf e equipamentos para alugar incluídos.

Barcos de surf ou surf boat

Se você tá com um budget bem alto, disposto a viajar pra longe tipo Mentawai e Indonésia e maldivas e a única coisa que te interessa são as ondas, ficar perto delas e viver somente elas nessa surf trip essa é a melhor escolha pra você. Mas se você escolher essa opção se certifique que o barco é de confiança, peça indicação para aquele amigo que já foi e pesquise bem as avaliações dele no trip advisor se você não quiser que sua viagem vire um desastre.

Viagem de carro

Se você é aventureiro e quer pular a parte de ficar escolhendo onde e como ficar essa é pra você. É o jeito mais fácil e barato (se você for com amigos e dividir as despesas) de conhecer um monte de picos e lugares diferentes do país na mesma viagem. Só se certifique que o carro que vocês vão alugar vai de acordo com o tipo das estradas e que cabe todas as malas apetrechos e claro as pranchas.

Camping

Essa opção é pra você que não faz questão de nenhum conforto extra, tá com pouca grana e só o que te importa é surfar boas ondas. Comer, surfar, dormir, repetir. Escolhe o pico de acordo com a onda que você quer, achar o camping, se certifica que é seguro, que tem um lugar pra comer por perto e vai ser feliz. Tem diversos tipos de camping pelo mundo, mais agitados ou mais calminhos, é só procurar.

Alugar apartamento/ casa/ Villa

Se o que você quer é um bom surf e um lugar confortável pra ficar com seus amigos sempre tem a opção de alugar um apartamento ou uma casa perto do pico e pronto. Hoje em dia com o Airbnb não tem nada mais simples e fácil.

Quando ir?

Cada lugar tem a sua temporada de onda que nem sempre é na mesma época então olha na internet e se certifica que o lugar que você escolheu na data que você vai terá onda, simples assim. Se você escolher algum lugar na Europa saiba que no verão tem crowd e é caótico e que no inverno é frio mas sem crowd e com swell mais consistente. Nada como checar a previsão antes né? Como sempre…

O que levar?

Pranchas coloridas - surf trip

É claro que o que levar vai depender muito do lugar mas algumas coisas pra se lembrar bastante  importantes:

  • Certifique-se que o país que você vai viajar não exige a vacina de febre amarela, ou visto.
  • Se o país exige carteira de motorista internacional caso seja uma viagem de carro.
  • Levar suas pranchas favoritas de acordo com o tipo de onda do lugar, dependendo do lugar só vai precisar levar uma mesmo. Acho que mais de 3 pranchas é exagero, acredita em mim, você vai acabar usando no máximo duas…
  • Embale muito bem e com todo cuidado sua prancha, sabemos que as companhias aéreas não tomam o menor cuidado com elas, então dê uma atenção especial para essa tarefa antes de embarcar para que elas cheguem inteiras no destino. Tenha o mesmo cuidado na volta.
  • Um jogo de quilhas extras
  • Chave de quilha
  • Parafina
  • Protetor solar resistente à água
  • Seu John se a água for fria
  • Sua lycra
  • sua botinha (se o fundo for de coral)
  • repelente
  • caixinha de som e fones de ouvido
  • um bom livro
  • um bom chapéu pra te proteger do sol quando estiver fora do mar
  • Um kit para pequenos reparos de prancha

E lembre-se , uma boa atitude é o segredo para o sucesso da sua surf trip. Vá de coração e cabeça abertos para descobrir novas culturas, conhecer pessoas, e experimentar coisas novas. Você vai se surpreender com a quantidade de coisas que vai aprender. Não jogue lixo no chão. Seja gentil e educado com os locais, não se esqueça, você é visitante na casa deles e eles que vão te dar as melhores dicas ou te levar nos picos secretos. Você vai viver experiências que vai poder guardar na memória e voltar pra casa com a alma lavada, muita história pra contar e pensando na sua próxima surf trip.

Aloha!


Sobre o Autor



Voltar ao Topo ↑
  • Fique por Dentro

  • Categorias

  • Agenda de Posts

    dezembro 2017
    D S T Q Q S S
    « maio    
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  
  • Comentários