Como entender a previsão de ondas?

Como entender a previsão de ondas?


Olá, pessoal!

Recentemente escrevemos um artigo com 6 bons sites de previsão de ondas. Mas será que eles funcionam mesmo? Há algum risco de olhar um site, ver que a previsão de ondas é boa, me preparar, dormir cedo, colocar as coisas no carro chegar na praia e… está flat.

um artigo com 6 bons sites de previsão de ondas

Infelizmente o risco é alto, pois a qualidade da onda é influenciada por muitas coisas: direção da ondulação, tamanho, direção e força do vento e fundo.

qualidade da onda

No Brasil, este último item acaba tendo um impacto maior e é geralmente ele que acaba com as previsões dos sites. Vivemos em um país essencialmente formado por beach-breaks, ou seja, com picos com fundo de areia. Areia se move, certo? Ou seja, nunca dá para saber se o pico estará lá certinho ou se a areia estará espalhada.

beach-breaks

A melhor forma de se precaver de uma previsão mal feita, é começando a entender como elas são feitas e porque os tipos de ondulação e vento indicados para o seu pico preferido são realmente os melhores.

Eu não sou nenhum mega-hiper-especialista, mas tentei estudar isso há um tempo atrás, entendi algumas coisas que faziam sentido para mim e, acho legal compartilhar aqui. Mas seria ótimo ouvir especialistas, portanto, se você é um, não hesite em comentar lá embaixo!