Trilha da Pedra Bonita no RJ: onde fica e como chegar



Uma das atividades radicais mais famosas do Rio de Janeiro é o voo de asa delta ou de parapente que sai da rampa de voo livre da Pedra Bonita e vai pousar na praia de São Conrado no Rio de Janeiro. Se você é um adepto dos esportes radicais, essa é uma que você não pode perder.

Caso esse não seja 100% o seu caso, não se preocupe porque hoje eu vou falar da trilha da Pedra Bonita, que fica entre a Zona Sul e a Zona Oeste, no Rio de Janeiro. Acredito que essa seja uma das vistas mais privilegiadas da cidade, porque lá você consegue ver toda a orla da Zona Sul e da Barra, sem contar que a Pedra Bonita fica em frente à Pedra da Gávea, proporcionando um espetáculo visual sem igual.

Resumo

  • Tempo Médio de Trilha da Pedra Bonita: 30 minutos
  • Distância: 1150m
  • Altura: 693m
  • Trajeto: Estacionamento da Pedra Bonita até o Mirante da Pedra Bonita
  • Dificuldade: Moderada

Como chegar

Vamos do começo. Existem dois caminhos para se chegar no início da trilha da Pedra Bonita. De qualquer forma, você terá que ir até o estacionamento para a rampa de asa delta. O caminho mais rápido é pela estrada das Canoas, subindo por São Conrado mesmo:

  • Ônibus: Pegue qualquer ônibus que te leve para São Conrado. De lá você tem que pegar a linha 448 Macaraí x São Conrado. Essa linha vai te levar para a entrada da subida do estacionamento da pista de voo livre. É uma subida chatinha para fazer a pé, mas se você não estiver de carro, não é o fim do mundo também.
  • Carro: Para chegar na Trilha da Pedra Bonita, partindo da Zona Sul do Rio de Janeiro, você precisa pegar a auto estrada Lagoa – Barra. Caso você venha da Barra da Tijuca, é só pegar o retorno quando chegar em São Conrado. Lá no final, terá a saída (a direita) para o Joá. Essa já é a estrada das Canoas e subindo um pouco você já chega na interseção para a Estrada da Pedra Bonita, que fica a esquerda (você precisa cruzar a estrada, então cuidado).

Se você chegar tarde pode até pegar uma fila de carros para subir ao estacionamento, por isso, vá cedo. Outra coisa, se for a sua primeira vez, podem ter alguns carros “furando fila”. Não precisa ficar irritado, porque normalmente são os instrutores de asa delta que tem preferência e um estacionamento exclusivo lá em cima. E, por fim, lembrar de levar dinheiro para pagar os R$5 do estacionamento.

Caso você queira ir por um caminho alternativo (e mais longo), também se chega até a entrada do estacionamento para a trilha da Pedra Bonita subindo pelo Horto (no Jardim Botânico) e passando pela Vista Chinesa e Mesa do Imperador.

Voo Livre – Asa Delta e Parapente

Antes de falar da trilha da Pedra Bonita em si, vamos falar da prática radical de voo livre. Esse é o point do Rio de Janeiro para quem curte voar de Asa Delta ou de Parapente. Olhando diretamente para a Pedra Bonita você consegue até avistar a rampa de voo livre:

Chegando no estacionamento da Pedra Bonita não tem muito mistério. Você vai ver uma rampa que leva para o estacionamento exclusivo de quem vai saltar. Logo em frente tem uma série de pequenas escadas que te levam até a pista (rampa) de voo livre:

Chegando na rampa é só lazer. Aqui a vista já é espetacular e você pode ficar vendo o pessoal saltar antes de você. Na rampa vão as asa deltas:

Veja que chegando pertinho a vista já é privilegiada e você consegue ver a praia de São Conrado, onde você vai pousar alguns minutos depois:

Mais abaixo da rampa (caminho pela esquerda) tem o espaço destinado para o parapente. Essa é uma opção um pouco menos radical do que a asa delta, mas que também proporciona uma experiência de voo incrível.

Aqui vai uma lista de 3 empresas que fazem voos por lá. Lembrando que é sua a responsabilidade de pesquisar essas empresas (nunca utilizei), apenas fiz uma busca no Google para te mostrar algumas opções:

  • Best Fly Rio
  • Voo Livre no Rio
  • Asa Delta Rio de Janeiro

Apesar de não ser o mais aconselhado, se você chegar lá (em finais de semana) e quiser fazer um passeio de parapente é possível (mesmo sem agendar), pagando na hora.

Trilha da Pedra Bonita

Agora que falamos sobre uma das atividades mais divertidas que você pode realizar como uma mega experiência no RJ, vamos falar sobre o que realmente importa. O acesso à trilha de Pedra Bonita começa logo antes do estacionamento. No caminho, se você prestar atenção, à direita, você verá uma placa indicando a Trilha da Pedra Bonita:

Existe um outro caminho alternativo para chegar na Pedra Bonita, que é do lado direito do estacionamento exclusivo. Ela é um pouco mais íngrime e fechada que a trilha normal:

Dizem que você economiza um tempinho indo por ela. Na dúvida, vá pela trilha normal mesmo que não tem erro. Apesar de ser uma trilha leve, você pode cansar no caminho e, se for o caso, é só parar e descansar. Fora isso, o risco de se perder é zero, a subida é muito tranquila.

Logo que você chega lá em cima tem a vista da Zona Sul à esquerda, com São Conrado, morro dois irmãos e Ipanema:

Logo em frente tem a Pedra da Gávea (como mostrei no início do artigo) e à direita a Zona Oeste. O que eu curti mais foi a vista de todas as lagoas da Barra da Tijuca. É uma vista realmente diferenciada para o lado de lá.

E agora que você chegou (e nem foi tão difícil), é só curtir. Vale a pena levar uma canga (com cuidado para ela não voar), deitar e aproveitar a vibe sensacional que é ficar lá em cima. Para quem gosta de vistas privilegiadas do Rio de Janeiro, é difícil bater essa. Também é o momento de tirar umas fotos